10 agosto 2018

Dúvidas: Desafio das 5 semanas com Deus


Oi oi gente linda! Tudo em paz? Como está sendo a vossa semana? Eu estou suuuper empolgada com essa fase maravilhosa que estamos vivendo, você não? Eu sei que muita gente já está recebendo resposta de Deus e ouvindo Ele falar de forma mais clara após o início dessa...empreitada, digamos assim. Eu estava pensando em trazer um outro post hoje, um devocional do Max Lucado que estou lendo todos os dias durante essa semana, mas uma dúvida de um dos meus leitores me trouxe aqui por outras razões.

A pergunta que todos estão fazendo é: como passar esse tempo? É uma pergunta muito válida, porque duas horas e vinte e quatro minutos não passam em um estalar de dedos, vão por mim. A única maneira de passar correndo é focar em algo prazeroso. No nosso caso, estar com Deus!

Os pontos que citarei para vocês hoje serão baseados na minha forma de viver esse desafio, ok? Vocês podem alterar alguma atividade, ou os horários de fazer cada coisa, mas pelo menos dará um norte para começarem.

Como funciona?

No dia em que comecei esse desafio fiz um post bem detalhadinho aqui no blog, e vou deixar aqui o link pra vocês: [O Dízimo do Tempo] Desafio 5 Semanas com Deus, bem como a minha experiência dos primeiros sete dias cumprindo esse propósito: [O Dízimo do Tempo] Semana 1. Mas, em breves palavras, esse desafio se baseia na noção de dízimo que temos aprendido através da palavra de Deus.

Já estamos acostumados a separar 10% do nosso salário e do que recebemos ao longo do mês, mas ainda estamos em falta com Deus. E porquê? Você está lendo esse post nesse momento, então Deus te deu de presente 24h de vida. Você não sabe se vai estar vivo amanhã, ou depois de amanhã, mas sabe que o hoje já foi garantido, então, porquê não dar o dízimo desse bem tão precioso para quem nos ofereceu?

Se você fizer as contas (não faça como eu, que disse 2h40, como uma boa estudante de humanas), 10% de vinte e quatro horas são duas horas e vinte e quatro minutos, que você pode deixar nas mãos de Deus, passando um tempo de qualidade com ele. Abaixo explicarei mais ou menos como divido esse meu tempo com Papai do céu.


Em primeiro lugar, oração

Acho importantíssimo começar um devocional conversando com Deus, você não acha? É o mesmo que começar conversando com um amigo dando a paz, ou bom dia, e perguntando como ele está. Você não chega simplesmente ao lado de alguém e começa a despejar a conversa toda sem ter aquela "introduçãozinha", não é? Principalmente se for para pedir alguma coisa! (Rsrs) Então não podemos "pular" nenhum momento da nossa conversa particular com Deus. Além disso, quando você começa orando, seu coração já vai se preparando para ouvir o Senhor falar, você fica mais receptivo(a).

Procure um lugar silencioso na casa, onde ninguém vai te incomodar. Se por acaso o cômodo que você escolheu costuma ser visitado por todos os integrantes da casa com frequência, avise que precisa de um tempo a sós com Deus e aproveite seu momento de calmaria.

O tempo que você passará em oração depende muito de você e do seu costume. Se ainda não está acostumado a passar muito tempo de joelhos, comece com pouco tempo e vá aumentando à medida que o desafio vai se desenvolvendo. Procure estender ainda mais seus horizontes em sua intimidade com Deus.

"Você tem feito as 2h24h de uma só vez ou divide ao longo do dia (tarde e noite)?"

Essa pergunta foi feita pela Dayany na pergunta que eu deixei nos stories do Instagram @sentido.literario. Bom, eu ainda estou de férias da faculdade (um privilégio que não é para muitos! Rsrs), mas segunda-feira estarei de volta à rotina corrida e apertada. Inclusive, estou orando e pensando seriamente em como vou conciliar blog/trabalho/faculde/TCC/ igreja durante os próximos seis meses...ou doze, já que estou na reta final. Mas, enquanto o problema não fica cara-a-cara comigo, eu tenho feito o devocional completo no finalzinho da noite, porque é quando eu estou mais livre e a casa está mais silenciosa.

Eu sei que duas horas e vinte e quatro minutos é bastante tempo, mas se você fizer enquanto ainda não está "caindo" de sono, funciona, sério mesmo. Ainda assim, tenho várias amigas que estão preferindo fazer uma hora pela manhã e uma hora e vinte e quatro minutos à noite. Ou metade-metade.

Pessoalmente, eu ainda prefiro dividir mesmo, porque você começa o dia com Deus, e termina com ele, "em grande", como dizem meus amados portugueses. Mas depende muito da sua rotina. Eu, particularmente, vou ter que dividir o meu horário à partir de segunda-feira, se quiser manter meu compromisso com Deus e passar em todas as cadeiras da faculdade sem nenhum arranhão (ou quase isso).

Em segundo lugar, eu dou meu sacrifício de louvor

O devocional é um culto, você oferece a Deus de forma particular, mas ainda é um culto, por isso, nada mais justo do quê incluir os hinos da harpa, não é? Seguem algumas razões que gostaria de pontuar:

1- Essa é mais uma forma de preparar seu coração para receber o que Deus quer te transmitir naquele dia;
2- Mesmo enquanto louva os hinos da harpa, o Senhor pode falar com você de forma surpreendente, sabia? Muitas vezes cantei hinos que retratavam exatamente o que eu queria dizer a Deus, ou o que eu estava passando no momento! A letra do hino foi como um bálsamo e refrigério para a minha alma;
3- Deus ama quando oferecemos o nosso louvor a ele em total rendição.
4- No livro de João, capítulo 4 e versículo 23 está escrito: "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.". É importante que você valorize mais a qualidade do seu louvor do que propriamente a quantidade. Muitas vezes, na correria, queremos cumprir uma meta de hinos cantados no dia, mas nos esquecemos de entregar a Deus uma adoração "em espírito e em verdade". Se desligue do mundo e deixe Deus tomar todos os seus pensamentos.

"Como você consegue?"

Essa provavelmente foi a pergunta mais interessante que eu recebi. Rsrs. Frequentemente me questionam como eu consigo fazer tantas coisas ao mesmo tempo, sem deixar nenhuma sofrer. Ou como consigo concluir o tempo integral no dia. Eu vou te dizer um segredo, que talvez não seja tão secreto assim, mas acene e deixe eu pensar que estou te contando uma novidade, sim?

Prioridade é tudo. Quando você começa a priorizar as coisas de Deus, e desejando cada vez mais a sua presença, você troca uma hora no Netflix por uma hora de oração, no quarto. Você se vê preferindo passar a noite assistindo estudos bíblicos e pregações com uma caneta, um caderno e a bíblia, e esquecendo que tem televisão em casa, ou Whatsapp instalado.

É algo interessante o que acontece quando nos aproximamos mais dele, temos cada vez mais sede, e nunca nos conformamos com o que temos. Nesse contexto, é mais do que bem-vinda, esta sensação! Nunca se conforme em conhecer a Deus apenas na superfície. Você nunca poderá dizer que conhece a Deus apenas por saber o nome dele/dela, ou em congregação ele/ela faz parte, você precisa se aprofundar ainda mais. E o que há de mais maravilhoso em conhecer a Cristo é que nunca nos cansamos dEle, nunca nos decepcionamos, Ele sempre nos surpreende para melhor, cada vez melhor!

"Nem só de pão vive o homem..."

Pois é, e nem só de louvor a alma é alimentada! Após a oração e o louvor, eu dedico um tempo bem grandinho para estudar a bíblia. Se você já está seguindo um plano de leitura, continue nele, mas se ainda não tiver nenhum, eu posso te indicar dois sites que me ajudam bastante nisso!

Voltemos ao Evangelho
Eu gosto bastante dos modelos de planos de leitura deles, e neste momento estou usando o cronológico, porque é uma experiência completamente nova para mim, e queria mudar o método de leitura, dessa vez.

Esse post deles: "Dez planos de leitura bíblica e orante", traz alguns modelos bem legais, e você também vai encontrar o que eu estou fazendo. Aí é só baixar, imprimir, e começar as leituras!

YouVersion 
Provavelmente esse é um dos sites mais conhecidos, porque oferece uma coleção extraordinária de traduções de bíblias (tanto em português, como em outros idiomas), ainda traz vários planos de leitura diária com passagens bíblicas. Esses planos são temáticos, podendo falar sobre relacionamentos interpessoais, intimidade com Deus, família, casamento, ansiedade...enfim, é um site maravilhoso! E torna o estudo da bíblia ainda mais prazeroso!

E sabe o melhor? Eles também estão disponíveis em aplicativos! Então você pode levar no seu Android ou Apple.

Eu tento ler o máximo de capítulos por dia, e quando não compreendo alguma passagem, procuro estudos online (fidedignos - atenção, não comam de tudo que aparece na internet), e faço o meu próprio resuminho em um caderno, a fim de compreender.

Por fim, concluo orando

Não é regra que você divida seus momentos de oração para início e fim. Como eu disse, esse é o formato que estou praticando essa semana, mas que poderei estar alterando a partir da segunda, por causa do regresso às aulas, porém, sempre mantendo o mesmo período de tempo e atividades.

Você pode fazer a primeira parte do horário em jejum, se preferir, é tudo uma questão de moldar o desafio às suas necessidades e práticas diárias. O essencial é que nunca falte oração, bíblia e louvor. Dentro desses três parâmetros, fiquem à vontade para desenvolver outras atividades. Você pode escrever estudos sobre a passagem que está lendo, escrever sobre o que Deus falou com você durante o dia, conversar com ele sobre o que está te afligindo naquele dia, agradecer por tudo o que Ele tem feito...e tantos outros tópicos de oração!

Não leve esse momento como uma obrigação, mas como um prazer, um escape para a correria do dia e a loucura que é esse mundo! Esqueça que existe vida para além do quartinho que você escolheu para fazer seu devocional e se concentre unicamente em Deus e em seu relacionamento com Ele. Até porque, você nunca dará tudo de si em alguma atividade se a sua mente estiver em outro lugar, é o famigerado "sacrifício de tolo", perdoe a expressão, mas deu pra entender. (Rsrs)

Bom...acho que o post de hoje ficou meio grandinho, mas queria explicar tudo de forma mais detalhada. Se estiverem com mais alguma pergunta, estou disponível no Instagram @sentido.literario, e no meu pessoal, @hayannelins, será um prazer esclarecer as suas dúvidas!

Dito isto, que Deus continue abençoando a sua semana! Não deixe de fazer o seu sacrifício diário, é importante que você mantenha o ritmo. E o Senhor te recompensará! ♥

LINKS IMPORTANTES:

- [O Dízimo do Tempo] Desafio 5 Semanas com Deus
- [O Dízimo do Tempo] Semana 1
- Como e por que manter um diário com Deus? 
- 7 Anos de Sentido Literário + Sorteio de 4 Livros!
INSTAGRAM   //   FACEBOOK   //   TWITTER

4 comentários:

  1. Obrigada por ter respondido, rs. Realmente, a partir de segunda também precisarei dividir em 2 partes. Já fiz de uma só vez e dividido e percebi que cada jeito tem suas particularidades. Também senti essa impressão de começar e terminar o dia com Deus, dividindo. Já fazendo de uma só vez, fiz um "culto" bem mais completo, rs. O importante é nos dedicarmos a esse propósito lindo, que já tem dado muito resultado. Sigamos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amém! ♥ É verdade! Apesar de moldarmos o desafio de acordo com as nossas possibilidades, o segredo é manter o compromisso e seguir firme! ♥

      Eliminar
  2. Maravilhoso você compartilhar o que faz durante estes momentos. As vezes divido e as vezes por completo (quando temos algo extra durante o dia). Não comecei no inicio junto a vocês, mas dos dias que estou, é extremamente prazeroso e aconchegante, as vezes sinto que o tempo voa até kkkk no início foi bem difícil mais aos poucos percebemos o que realmente é prioridade e exclusividade em nossas vidas, pois através desses momentos sinto meus pensamentos voltando-se mais para "o querer de Deus em minha vida".
    Obrigada amiga!
    Carol ^^

    ResponderEliminar
  3. eu fiquei com muita vontade de participar do desafio, ele realmente parece ser edificante! estou fazendo o sem devocional, sem rede social da Mars Mazza, você conhece? Ele é lindo também. Desejo muita fé na sua vida para que persista.
    abraço de urso,
    www.espelhodoreino.tk

    ResponderEliminar

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D