01 agosto 2018

Como e por que manter um diário com Deus?


Muitos têm a falsa ideia de que diário é "só para meninas". Mas ultimamente temos visto que esse tabu tem sido quebrado, quando meninos também escrevem seus pensamentos e sonhos em uma agenda ou caderno. Independente de quem começou o boato, o fato é que escrever sobre o que se passa em seu coração deve se tornar um hábito, de modo que você se sinta mais "leve" após discorrer sobre o que está sentindo. Não sei se você já tem esse costume, mas gostaria de compartilhar um outro tipo de diário com vocês, que comecei há cerca de um ano e tem sido uma bênção na minha vida.

Em um mundo tão barulhento e com tantas notícias e acontecimentos para assimilar diariamente, é necessário que tenhamos um momento a sós com Deus. Sobre isso nós conversamos com frequência aqui no blog. Mas...há momentos em que palavras escritas acabam por expressar mais do que aquelas que são pronunciadas em voz alta. Eu que o diga! Escrevo para compreender melhor as situações e também para ter uma ideia do que era uma dificuldade em minha vida há um ano atrás, e do quanto evoluí.

Até então nunca havia pensado na possibilidade de escrever sobre o que Deus falava comigo em cultos, conversas, no dia-a-dia, nos momentos devocionais, e até mesmo através de livros! Mas a leitura de um livro em particular "acendeu" uma pequena luzinha na minha mente. Não me recordo bem se foi o livro "Moisés", de Charles Swindoll, (que estou devendo uma resenha a vocês), mas o fato é que essa ideia maravilhosa de manter um diário com Deus foi um divisor de águas na minha vida! E eu não poderia deixar de compartilhar com vocês dessa experiência.

Antes de mais nada, quero expressar aqui a minha gratidão, primeiramente a Deus, e depois a todos vocês que "pegaram no peso" comigo, iniciando esse grande Desafio das Cinco Semanas com Deus. Creio que Deus está preparando algo muito especial para todos nós, que nos propomos a conhecê-lo ainda mais e obter maior intimidade com Ele. Quem ainda não está participando, ainda dá tempo! Clique nesse link: [O Dízimo do Tempo] 5 Semanas com Deus, para obter maiores informações sobre o desafio, siga o blog no Instagram: @sentido.literario, e deixe o seu comentário lá. ♥ E claro, convide mais amigos e amigas para participar também, porque melhor do que conhecer a Deus, é convidar mais pessoas a fazer o mesmo!

Como manter um diário com Deus?

Você não precisa comprar uma agenda top ou correr atrás de materiais para Scrapbook. O que eu quero dizer com isso? O seu diário com Deus será algo muito pessoal, onde você realmente vai abrir o seu coração e deixar um pouco de você ali. Se você tem habilidades artísticas e quer deixar o seu diário realmente com a sua cara, fique à vontade. Mas se o que você tem no momento é um caderninho que não esteja sendo usado para nenhuma outra finalidade, você pode aproveitá-lo.

O essencial é que você deixe o caderno separado para as suas experiências pessoais com Deus.

Vou supor que você já faz o seu devocional todos os dias. No diário você poderá listar os hinos que louvou naquele dia, as passagens que leu e o que Deus falou com você naquelas horas em que vocês estiveram a sós. E claro, Ele ainda pode falar com você durante o dia de diversas maneiras! Então vale a pena anotar tudo, ainda que você não compreenda no momento o conteúdo da mensagem.

Escreva sobre as promessas que Deus já te fez

Eu falo por mim quando digo que podemos esquecer as coisas com muita facilidade, principalmente as promessas de Deus, quando estamos em dificuldades. Nosso primeiro pensamento é que Ele não está nos vendo e nos ouvindo, e que estamos sozinhos.

No entanto, incontáveis foram as vezes em que reler muitas passagens do meu diário me ajudou a enfrentar algumas das fases mais difíceis da minha vida. Pois é, parece algo grandioso demais para um "simples caderno". Mas ele deixa de ser comum quando o dedicamos ao nosso relacionamento com Deus. Ele se torna uma porto seguro na tempestade, nos relembrando de tudo o que nosso Pai já falou. O que me faz lembrar de uma passagem muito linda que se encontra em Isaías. 46:10:

"Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade."

Tudo o que Deus promete, Ele cumpre. Escreva esse versículo próximo às promessas que Ele já te fez e releia sempre que o barco pareça estar naufragando!

Sonhos

O diário também será necessário para você escrever sobre os seus sonhos, seus desejos e planos. Você não precisa contar para ninguém, mas ter aquele registro ali, como uma cartinha para Deus vai fazer toda a diferença. Tanto os "sim" quanto os "nãos" podem ser descritos nesse diário, para consultas futuras. Você vai ver o quanto é bom ter acesso a todos eles quando parecer que a sua vida estagnou.

Enfim, como eu disse no início, o seu diário com Deus é algo pessoal e intransferível, "igualzinho" a cartão de banco. (Hehe) Mantenha ele em um local seguro, mas acessível para quando você precisar escrever algo que lhe veio na mente ou que o Espírito Santo lhe falou através de uma situação do seu dia.

Bom, espero que esse post tenha sido útil, e que eu tenha motivado vocês a escreverem sobre as suas experiências espirituais a fim de se edificarem cada vez mais na presença dEle.

Mas eu gostaria de saber...vocês já fazem esse estilo de diário? 

Qual foi a importância desses registros na vida de vocês?
INSTAGRAM   //   FACEBOOK   //   TWITTER

6 comentários:

  1. Já tinha pensado nisto antes, mas depois desse texto, vi a necessidade de fazer o mesmo. Obrigada pelo texto, Hay! Que Deus continue lhe abençoando sempre. <3

    ResponderEliminar
  2. Acredita que tava falando disso ontem com um amigo? Depois de um culto maravilhoso, quando ele me perguntou o que Deus tinha falado comigo, percebi como minha mente não tinha se apegado aos "detalhes" e eu até disse que precisava gravar os cultos, rs
    Mas acredito que escrever é bem mais fácil e prático.. já tenho esse hábito de escrever​ e ter esse momento vai tornar tudo mais fácil como vc disse "quando o barco tiver parecendo naufragar" Obg pela dica ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ♥ É exatamente esse o meu pensamento!
      O culto de ontem foi uma bênção, mas infelizmente, por não gravar, estou ainda lembrando aos poucos dos trechos. kkk Mas ajuda muito ter um lugar onde escrever tudo! ♥

      Eliminar
  3. Tenho um caderninho de escritos, nele eu escrevo bastante coisa, não é somente um diário com Deus, escrevo tudo sobre o decorrer da minha vida. E nele eu escrevi as vezes em que Deus me fez promessas e realmente é incrível, chegou dias em que eu estava em aflição e abria o caderninho pra ler e via as promessas de Deus e aquilo me trazia esperança outra vez, funciona perfeitamente, principalmente pra mim que sou péssima de memória. Mas, após ler seu texto, vi a necessidade de ter um diário exclusivo para Deus, onde seremos só eu e ele e tudo aquilo que provém dele para mim. Obrigada pelo grande Conselho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amém! ♥ É bom ter algo exclusivo, onde você saiba encontrar algum dia que marcou a sua vida, ou alguma mensagem que realmente marcou a sua história com Deus. Volte sempre! ♥

      Eliminar

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D