16 julho 2018

O que fazer quando não se sabe o que fazer


Pois é, esse provavelmente é o título mais prolixo que você já leu. Mas é exatamente o que eu quero falar com vocês no dia de hoje. A ideia para esse texto surgiu em uma conversa com uma amiga minha, quando ousei dizer que não estava entendendo nada do que Deus estava fazendo em minha vida. Sim, você pode pronunciar essas palavras sem esperar julgamento algum, porque todos nós já vivemos momentos assim, quem nunca viveu, atire a primeira pedra.

Enfim, a verdade é que o ser humano detesta não saber o que está acontecendo, e muito menos perder o controle de qualquer coisa. Seja no trabalho, na vida pessoal ou na vida acadêmica. Ninguém fica muito confortável quando se dá conta de que perdeu o fio da meada e está em um emaranhado de linhas que deveriam levar para algum canto, mas só estão te deixando ainda mais confuso.

Meu amigo, minha amiga, estou aqui para dizer que você não está sozinho(a) nesse pequeno barco que chama de vida. Ou até mesmo nessa solidão que é a vontade de conciliar todas as áreas da vida e conseguir monitorar cada uma delas. É natural, é humano! Isso significa que você está vivo, e está na lista da porcentagem enorme de gente que ainda não sabe o que está acontecendo.

Não compreendo os caminhos que Deus está tomando

Opa, aí está uma coisa que você vai se cansar de repetir. Vai por mim, é uma frase extremamente frequente para quem decide enfim, ouvir a voz de Deus e seguir as suas orientações. Você precisa entender que os caminhos de Deus não são os nossos caminhos, para começo de conversa. (Isaías. 55:8). Não fique triste ao constatar essa verdade, porque se você não sabe o que está acontecendo, alguém superior a você e com os planos mais perfeitos que já existiram está no controle de todas as coisas. Isso deveria te fazer descansar e respirar tranquilo(a).

Na maior parte das vezes você realmente não vai acompanhar os pensamentos divinos, pelo simples fatos de serem...divinos. Somos apenas seres humanos.

Tenho receio de estar de braços cruzados

Coisa complicada essa de querer sempre estar em ação, não é? É tão naturalmente humano que você já está acostumado a ter essa coceirinha nas mãos para se mexer e alterar alguma coisa no roteiro da vida. Mas preciso te dizer que estar quieto nos traz mais benefícios do que tentar modificar algo em nossa situação atual. Até porque, se chegamos até aqui com a ajuda de Deus, Ele está no controle de todos os âmbitos de nossas vidas, e dará conta de tudo o que ainda precisa ser feito em nós.

Estar de braços cruzados muitas vezes não é sinal de preguiça ou inatividade, mas a demonstração de uma confiança intensa em quem tudo pode fazer por nós. Isso não nos impede de fazer a nossa parte, mas saiba distinguir o que é seu trabalho e o que só Deus pode fazer.

Então, o que eu posso fazer enquanto isso?

Orar é uma boa ideia. Na verdade, uma excelente ideia!
Você pode até dizer: "Mas Hayanne, a resposta pra tudo é orar?"

Amém! Acho que você está acompanhando meu raciocínio. Quando você não sabe o que fazer, o melhor que tem a fazer é estar quieto. Isso, não fazer absolutamente nada. Sabe porque? Quando não conhecemos o terreno em que estamos pisando e não sabemos o que fazer a seguir, das duas uma: ou poderemos acertar por acaso, ou fracassar vergonhosamente.

Imagine que você é um estudante de ensino médio. Ou que nunca cursou nenhum curso de saúde. Mas de repente você se vê em uma sala de cirurgia onde um paciente cardíaco precisa de uma cirurgia urgente de um especialista. Mas...você não é um especialista, está ali por acaso. O que pode acontecer?
  • Opção 1: Você está mais do que afiado em séries e filmes sobre medicina e vai fazer uma cirurgia de sucesso e ser aplaudido e ovacionado por todos;
  • Opção 2: Você até tem uma "graduação" nas séries de TV mas percebe que a realidade não é exatamente o que você esperava;
  • Opção 3: Você vai sentar em um banquinho e esperar que um médico de verdade chegue para fazer o seu trabalho.
Pelo bem de uma vida e por amor a toda uma família, escolha a última opção.
Se a sua consciência acusou que ficar quieto e esperar quem sabe fazer o que deve ser feito, então porque insiste em agir do seu próprio jeito nos planos que Deus está traçando?
INSTAGRAM   //   FACEBOOK   //   TWITTER

9 comentários:

  1. Maravilhoso texto! Todos nós passamos por isso, mas, felizmente, temos um Deus que sabe por quais caminhos nos permite traçar. Ele conhece tudo.

    - Mirelly.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida. ^^
      É verdade, podemos sempre recorrer a Ele sempre que nos sentirmos confusos e ansiosos.
      Volte sempre! Beijos!

      Eliminar
  2. estonteante! ❤️
    - Evellyn

    ResponderEliminar
  3. Que lindo esse texto! Tuudo o que foi mencionado no decorrer dos parágrafos è de muuuita identificação creio não sò minha mais de muuuitas pessoas. Parabèns pela grande Obra q você está deixando Deus fazer em sua vida👏❤👏🙌.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amém, Cris! ♥
      Que Deus continue abençoando a sua vida também, seja sempre bem-vinda por aqui! Beijos.

      Eliminar
  4. É verdade, Hay! Estava precisando ler algo assim hoje.

    Muitas vezes tentamos mudar algo que lá na frente, será uma grande obra de Deus. Pois quando deixamos Deus trabalhar conforme a vontade dEle, Ele nos surpreende no final. Só precisamos nos preocupar menos e deixar tudo nas mãos dEle. É notório que muitos planos que o ser humano faz, não dá certo quando não estão nos planos de Deus. Precisamos nos prevenir disso, e deixar Deus agir. Lindo texto, Hay!

    ResponderEliminar

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D