30 julho 2018

[O Dízimo do Tempo] Desafio 5 Semanas com Deus


O tema de hoje foi uma chamada de atenção que recebi do nosso Pai que está nos céus. Pois é, eu senti a cobrança já faz um tempinho, e até compartilhei desse pensamento com uma amiga minha, porque não conseguia mais guardar só para mim. Foi algo tão surpreendente que desejei colocar em prática imediatamente. Inclusive planejei falar sobre isso quando concluísse o meu próprio desafio sozinha. Mas eu preciso dividir essa experiência com vocês!

Antes de mais nada...O que é o dízimo?

É uma forma de agradecer a Deus por todas as bênçãos que Ele tem nos dado. Se estamos empregados, foi presente dEle, se não estamos, a mão dEle está nos sustentando como só um pai sabe cuidar do seu filho. Além disso, é um mandamento bíblico que separemos 10% daquilo que recebemos para a obra do Senhor.

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes." (Malaquias 3:10)

Pense comigo. Se tudo o que temos foi permissão e presente de Deus, então o que custa devolvermos 10% ? Ora, nada! E ainda há uma promessa ligada a esse mandamento, você viu ali a parte em negrito? É óbvio que não podemos oferecer a Deus nosso dízimo esperando algo em troca, isso é impensável. Mas Ele é um Pai tão bom, que nos recompensa por nossa fidelidade.

Então, desde a minha infância fui instruída sobre o dízimo. Quando meus pais me davam a mesada, ou quando meu avô me dava um "agrado", eu separava os 10% já para entregar na salinha da Escola Dominical. Isso me fez ter a consciência, desde cedo, do que é meu, e do que é de Deus.

Porém, todos esses anos eu nunca havia pensado de forma tão profunda quanto esses dias, sobre o tempo. Sei que muitas vezes aprendemos com os nossos líderes e pastores que devemos separar um tempo para estar a sós com Deus e termos um altar com Ele. Mas de alguma forma, eu sentia que não estava fazendo o suficiente. Você compreende?

Eu precisava dar o dízimo do meu tempo.

Quando me dei conta dessa verdade, meus olhos se abriram para uma nova realidade. Como assim? Todo esse tempo eu nunca me dei conta do mais óbvio? Sempre separei dez por cento do meu ganho financeiro, mas o que Deus mais queria de mim eu estava recusando?

Separar um tempo para o Senhor se torna um assunto ainda mais sério quando você pensa dessa forma, como um dízimo, algo que deveria voltar para Deus. Até porque, se você está lendo esse texto no dia de hoje, foi porque Deus permitiu que você vivesse mais um dia, te deu mais algumas horas de vida.

Foi com esse pensamento que decidi conversar com vocês sobre esse assunto que tem me incomodado bastante. Deus tem me cobrado, e eu cobro de vocês! Rsrs

Como funcionaria?

O dia que Deus nos deu tem vinte e quatro horas. Dez por cento, portanto, seriam duas horas e vinte e quatro minutos. Você consegue separar esse tempo para Ele? Claro que consegue, eu pergunto mas sei que sempre temos aquele horário livre que dedicamos aos livros, redes sociais e televisão. Porquê não reduzir o tempo para essas atividades mais supérfluas e dedicar a quem realmente deseja a nossa presença?

Eu te desafio!

É aqui que entra o meu desafio. Por cinco semanas (30/07 - 02/09) eu proponho que você separe duas horas e vinte e quatro minutos do seu dia para estar a sós com Deus. Não importa como está organizado o seu tempo, com trabalho, faculdade, cursos e outras responsabilidades. Se você terá esse tempo de manhã, à tarde, ou à noite...o importante é que você separe esse momento.

Alguns pontos que você precisa ter em conta antes de começar o desafio:

  • Se preferir, coloque um alarme para avisar que o tempo terminou. Mas isso não te impede de continuar o seu momento com Deus;
  • Desligue a internet e deixe o celular o mais longe possível, a uma distância suficiente para que você ouça o alarme, mas longe o bastante para te fazer esquecer dele;
  • Entre em um local fechado, sem barulho ou interrupções. Se desejar, avise à sua família que pelas próximas horas você não estará disponível para ninguém na terra;
  • Separe uma agenda ou um caderninho para anotar o que Deus vai te fazendo compreender na sua palavra e as verdades que vão surgindo aos seus olhos nesses momentos de devocional;
  • Um fundo musical pode ser interessante, mas se você se distrai facilmente, é melhor que seja em silêncio absoluto.

Dito isto...temos um acordo?
Ao fim de cada semana, virei aqui conversar com vocês sobre a experiência dos sete dias que se passaram. Isso vai me motivar a continuar firme no desafio, e vai fazer com que vocês também se envolvam com essa fase que acaba de se iniciar em vossas vidas.

Eu espero que minhas palavras tenham servido de instrumento para que Deus falasse ao seu coração nesse dia, e que uma nova etapa seja estabelecida para você a partir do dia de hoje.

E aí, topam? Nos vemos em uma semana! ♥
INSTAGRAM   //   FACEBOOK   //   TWITTER

10 comentários:

  1. Desafio mais que aceito!
    Amei a sua iniciativa, Hay. Que Deus continue lhe usando. <3

    ResponderEliminar
  2. Acho que estou um pouco atrasada... mas aceito!

    ResponderEliminar
  3. Vc ta sendo um canal de benção Hay!! Deus a abençoe, continue escrevendo por favor!! Kkk

    ResponderEliminar
  4. Eu quero fazer tbm. Só não entendi o q é pra eu fazer nesse tempo. Eu devo orar, louvar, ler a bíblia? Sou nova nessas coisas, por isso a dúvida. rsrsrs

    ResponderEliminar

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D