10 maio 2018

Como você reage a mudanças de planos?


Meus planos são lindos. Verdade seja dita, eu os acho perfeitos! Se fosse possível emolduraria cada um deles em uma armação dourada, bem trabalhada. Olharia para eles todos os dias, com um sorriso nos lábios e uma leve aceleração dos batimentos cardíacos. É assim que nos comportamos quando temos um projeto bem estruturado em mãos.

Com certeza você já se viu nessa situação, não é mesmo? Sempre nos julgamos detentores de muitas verdades, achamos que sabemos bastante sobre nós mesmos, porque nos conhecemos desde o nosso nascimento. Mas não é bem assim, é?

Quantas vezes os planos que você traçou com tanto esmero e doação de tempo foram abaixo? Foram tantas vezes que você não consegue contar nos dedos (das mãos e dos pés). Quantas dessas vezes você chamou o Espírito Santo bem pertinho para te orientar nos primeiros traços do projeto? Você simplesmente pegou o lápis e saiu riscando a folha aleatoriamente, esperando que Ele confirmasse quando já estivesse em andamento?

Sinto muito, mas foi essa decisão que modificou o desfecho da história.

Você precisa parar um pouco e analisar todos os contras (porque não há "prós) de não pedir a presença de Deus em suas realizações. Você pode até pensar que Deus foi injusto em desfazer o seu castelo de cartas tão bem estruturado, pode achar que ele não se importa com os seus desejos mais profundos ou com os seus sentimentos. Mas...chega aqui, você precisa ler isso: Não deixe o inimigo colocar ideias pessimistas como essa em sua cabeça, você é tão importante para Deus que ele se responsabiliza pessoalmente pela sua vida e o cumprimento das promessas em seus dias!

Vou te dizer, é normal surgirem picos altos de ansiedade e os famosos porquês, é natural do ser humano. Há uma coleção de livros que tem me ajudado muito nos últimos tempos com alguns questionamentos frequentes. Você conhece a série Heróis da Fé, escrita por Charles R. Swindoll? Pois é, eu estou amando cada um dos volumes, e à medida que me aprofundo na biografia de grandes homens e mulheres de Deus, vou percebendo o quando Ele é fiel para realizar grandes coisas na minha vida, também.

No momento estou lendo a história de Abraão, um homem obediente e destemido. É incrível o que você pode aprender sobre alguém lendo a sua biografia. Pode parecer meio redundante dizer isso, mas nem sempre nos dispomos a estudar tão profundamente sobre um personagem em particular. A verdade é que estou levando vários "tapas sem mão" com essa leitura, e decidi compartilhar com vocês, porque não posso apanhar sozinha:

"Você confia suficientemente no caráter do Senhor para obedecer-lhe sem saber de todos os detalhes? Está disposto a aceitar uma perda de curto prazo com o propósito de receber as bênçãos divinas que não pode ver?" ~ Charles R. Swindoll

Recebeu?


O fato é que não somos impedidos de delinear nossos planos, não mesmo, Deus nos dá plena liberdade para fazê-lo. Porém, há uma frase que encontrei em uma das minhas traduções e nunca mais sairá da minha mente:

"Enquanto nós clamamos ao nosso Pai Celestial, devemos ser fiéis, segurando nossos desejos com mãos abertas." ~ "Quando Deus não te dá o que você pede em oração".
O que você entende da expressão em negrito? O que a autora do texto queria dizer com "segurando nossos desejos com mãos abertas?". Vamos fazer algo bastante dinâmico agora. Enquanto lê esse texto, abra as duas mãos e olhe para elas, fixamente. Se desejar, coloque algum objeto leve sobre elas, mas não feche.

Manter os desejos em mãos abertas é confiar que Deus tem o melhor para nós, e que apesar de termos planos, ele tem plena de liberdade de chegar lá e fazer algumas alterações, ou modificar completamente o plano inicial. O mais belo de tudo isso, é que ele sempre acrescenta algo de novo e perfeito em nossas vidas!

Eu comecei o texto dizendo que acho os meus planos lindos, perfeitos. Mas essa é apenas a minha visão limitada de ser humano, de serva. 

Imagino Deus olhando para mim lá de cima e falando: "Você sonha tão pouco se comparado ao plano grandioso que tenho preparado...". Ele sorri, compreensivo, porque entende meus sonhos e sabe exatamente o que preciso. Então, silenciosamente, troca os meus rascunhos pelos Seus desenhos definitivos e observa, com amor o meu olhar de espanto quando finalmente compreendo o que Ele estava construindo para mim.

E você? Como você reage a mudanças de planos? "Você confia suficientemente no caráter do Senhor para obedecer-lhe sem saber de todos os detalhes?"
INSTAGRAM   //   FACEBOOK   //   TWITTER

1 comentário:

  1. Ao ler recordo o quanto me pego muitas das vezes ansiosa,pensando como será o meu futuro, se tudo que planejo de fato vai se realizar. Mas também carrego dentro de mim a certeza que há um DEUS que tem os melhores caminhos e planos e mesmo que não possamos entender de imediato o seu caminho e achamos que o nosso é melhor. Sei que há um Deus que ver além do que estar aos meus olhos. Então o melhor a fazermos e nos render aos seus propósitos e confiar.

    ResponderEliminar

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D