21 abril 2018

Deus ainda revela com quem devemos casar?


O Senhor respondeu à oração de Abraão por uma esposa para o seu filho Isaque com um sinal e um cântaro de água (Gênesis. 24). Ele contou a Oséias exatamente quando ele deveria buscar uma esposa e o tipo de mulher que ela deveria ser (Oséias. 1:2). Um anjo veio a José em um sonho e lhe disse para receber Maria como sua esposa (Mateus. 1:20).

Claramente, quando Deus quer, Ele é capaz de revelar exatamente quando e com quem devemos nos casar. Porém, esse é o procedimento padrão dele? Moças solteiras (e moços) deveriam procurar em todo o lugar um sinal ou esperar que Deus faça o download do nome e a localização do futuro cônjuge diretamente em seus cérebros?

Provavelmente não. Certamente Deus havia sido direto e específico nessa área antes, e Ele pode fazer isso novamente. Mas há um perigo em usar o seu coração como uma bússola, apontando na direção deste ou daquele rapaz (moça), esperando que Deus dê um sinal para começar a marchar pelo corredor. É sábio buscar a direção de Deus ao procurar um cônjuge, mas enquanto você o faz, cá estão três coisas a ter em mente.

Sentimentos não são fatos

Quando se trata de amor e casamento, sentimentos não são o melhor barômetro para a vontade de Deus. Nos relatos bíblicos em que Deus revela um cônjuge específico, há sempre algo maior do que sentimentos usados como confirmação. O servo de Abraão orou por um sinal e o viu. Oséias ouviu diretamente do Senhor. José foi visitado por um anjo em um sonho. Se você sente como se Deus estivesse te direcionando a uma pessoa específica para casar, peça por uma confirmação que vá além de um “sentimento intuitivo”.

(Comentário da tradução: Deus possui várias formas de falar com os seus servos, e várias formas de mostrar a sua vontade e dar a direção que lhe pedimos. Não devemos esperar que Ele aja da mesma forma que agiu com os nossos pais quando estavam buscando saber a sua vontade. O importante para nós não é saber como Deus vai falar, mas compreender que Ele nunca deixa os seus servos em confusão, sem uma resposta. Em vez de pedir que Deus fale dessa ou daquela forma, peça a direção dEle de forma que não restem dúvidas. Não "siga o seu coração", como o mundo instrui, mas espere Deus falar. Quando a promessa é divina, Deus confirma, e mais importante ainda, Ele cumpre!)

Fique ligado à palavra

O Senhor deu a Oséias algumas instruções muito estranhas para encontrar uma esposa.


“O princípio da palavra do Senhor por meio de Oséias. Disse, pois, o Senhor a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do Senhor.” (Oséias 1:2)

Eu conto essa história porque esta é uma exceção ao que vou escrever a seguir. (E isso é mais sobre o quadro maior da nação de Israel do que sobre o casamento de Gomer e Oséias.)

Se você quer saber com quem Deus quer que você case, estude a palavra de Deus. Há muitas passagens nas Escrituras onde Deus nos dá diretrizes sobre o tipo de pessoa a quem devemos unir as nossas vidas. Em vez de tratar a vontade de Deus como uma bola de cristal mágica e esperar que ele diga “sim”, “não” ou “resposta vaga, tente novamente”, escute a voz de Deus lendo o que Ele já falou.

(Comentário da tradução: Ultimamente tenho ouvido bastante a expressão - "Se Deus está em silêncio, se não foi dada uma nova direção, lembre-se do que Deus já falou e siga". Isso quer dizer que se a última palavra que Deus disse foi "Aguarde, estou trabalhando", é justamente isso que Ele deseja de você, que descanse nos braços dEle enquanto tudo vai se encaixando de acordo com a Sua Soberana Vontade. Além disso, temos ao nosso dispôr a Palavra de Deus escrita, a Bíblia Sagrada, que é a verdade viva do nosso Senhor Jesus Cristo.)

Permaneça rendido/ entregue

Se você vai se casar, quando vai casar e com quem vai casar são grandes questões. As respostas são ainda mais significativas. Em vez de desejar que Deus facilite as coisas para você e simplesmente te dê o nome de um noivo e a reserva de uma capela, é muito mais sensato permanecer rendido a Cristo nessa área.

Busque a Sua vontade como uma mulher solteira (ou um homem solteiro). Procure a Sua vontade como uma mulher (ou homem) comprometida. Não assuma que uma vez que você se torne um(a) Sr/Sra, o trabalho duro estará feito. O objetivo não é encontrar uma pessoa e se casar. O objetivo é viver rendido à vontade de Deus e comprometido com a Sua agenda em todas as estações.

(Comentário da tradução: Em resumo, sim, Deus ainda revela com quem iremos nos casar. Ele pode nos mostrar em sonhos, nos dar um sinal como já aconteceu, inclusive na bíblia...mas não podemos esperar que Ele faça dessa ou daquela maneira, porque Ele é Deus, e trabalha de diversas formas. Muitas vezes vai além da lógica humana, mas Ele sempre, sempre, sempre fará o melhor! E nunca nos deixará com dúvidas. Jamais esqueça isso.
________________

*Este post é uma tradução de um artigo de Erin Davis, do blog Lies Young Women Believe. A tradução é exclusiva do Sentido Literário. O artigo original pode ser encontrado no link: Does God Still Reveal Whom We Should Marry?

** Traduzido por Hayanne Deise Lins
INSTAGRAM   //   FACEBOOK   //   TWITTER

2 comentários:

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D