09 outubro 2017

# Garota Cristã # Textos

Mulher virtuosa, procura-se!


Imagine que você encontra esse anúncio no jornal do seu estado. Um tanto peculiar, não acha? Você pode até pensar que leu errado, ou que esqueceram de retirar um rascunho da edição. Mas ele está ali, à vista de todos que leem o impresso. No canto inferior direito está um número, e você fica curioso para descobrir quem colocaria aquele anúncio no jornal.

Mas essa foi a pergunta feita pelo escritor de Provérbios.

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis.” (Provérbios. 31:10) – Revista e Corrigida

Já na versão da Bíblia viva lemos:

“Se você encontrar uma esposa fiel e dedicada, achou um tesouro mais valioso que ouro e pedras preciosas.”

Mas que descrição maravilhosa! Convido você a me acompanhar em mais um estudo abençoado da bíblia sagrada. Seja você homem ou mulher, esse é um texto que cativa a todos nós. Você já ouviu falar da famosa mulher de Provérbios. 31:10? Esse capítulo é escrito pelo rei Lemuel, transcrição de um dos conselhos mais importantes da sua mãe para a sua vida.

É interessante ver que o nome do rei Lemuel apenas surge no capítulo trinta e um de provérbios, mas deixa uma marca inquestionável no texto bíblico. Milênios se passaram, mas livros e livros ainda são escritos sobre a “mulher ideal”. Qual é a maior diferença entre os tempos de hoje e a concepção daquela época?

Contradizendo os nossos dias, Provérbios 31 enaltece os valores abstratos de uma mulher. Valores que hoje raramente são admirados, e raramente encontrados.

São vinte e um versículos (10-31) que descrevem a persona de uma mulher virtuosa. Note que essa mãe preocupada faz o famoso questionamento, e segue citando: “O coração do seu marido confia nela” (v.11a); “Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida” (v12); “Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos” (v.13)...e por aí vamos.

Analisemos esses breves trechos. Você não vê na lista de valores características físicas. Se ela deveria ser magra, atlética, cabelos loiros ou olhos verdes. São enfatizadas, em cada palavra, suas qualidades como boa administradora do lar, amante do esposo, cuidadora dos filhos. Ela trabalha sem se render à preguiça e sempre está pronta ajudar, tanto aos de sua casa, quanto aos necessitados, fora dela (v.20).

Maior e mais admirável que a sua beleza exterior, são as suas palavras sábias e em boa hora, cheias de bondade e instrução (v.26). Ela é respeitada não só pelos seus filhos e seu esposo, mas também pelos que a conhecem (v.31). Ela é uma benção para todos que a rodeiam, e todos a querem por perto. Ela certamente também possui uma beleza única, porém seu maior encanto está em suas atitudes e reputação.

Você pode estar se perguntando, nesse momento, o que isso tem a ver comigo? Ora, minha querida, tudo! Se você deseja seguir os passos dessa mulher virtuosa e amada por suas muitas qualidades, deve ter em conta os conselhos da mãe do Rei Lemuel.

Pode ser que você ainda seja solteira, esperando “no óleo” o momento em que o escolhido de Deus aparecerá em sua vida. Esse versículo te alcança também, sabia? Ao contrário do que os contos da Disney pregam, sua vida não deve começar apenas quando “o tal” chegar, deve ser uma preparação de longa data. Veja um trecho de um texto escrito por Paul Washer e sua esposa, Charo:

“Para muitas, esse tempo de preparação é visto como nada mais que um tempo de espera. Mulheres solteiras freqüentemente vêem a si mesmas como sentadas na prateleira enquanto a vida passa por elas, ou sentadas no banco enquanto outras jogam. Não percebem que estão desperdiçando o período mais importante de suas vidas, estão privando a si mesmas de grande alegria e recompensa, estão privando seus futuros maridos de uma mulher mais virtuosa e estão privando a Deus de uma serva através da qual Ele deseja fazer coisas grandiosas.” (Revista HeartCry, Volume 3, Janeiro 1998)

Não siga os passos da Bela Adormecida, porque quando você acordar, terá perdido uma das fases mais importantes da sua vida. Você pode ser sim virtuosa mesmo sendo solteira. Mas seja como Ester, que é um exemplo de mulher virtuosa, mesmo sendo solteira, e recebeu a graça de Deus. Minhas queridas, essa não é uma doença ou um mal não comentado, mas sim um estado civil de plena liberdade para fazer a vontade de Deus com todo o seu tempo livre.

Isso é evidenciado pelo fato de que esses conselhos foram dados antes do casamento do rei Lemuel, no momento de sua escolha. Se você não manifesta essas qualidades antes do grande momento, quando decidirá demonstrar?

A mulher virtuosa é descoberta como tal à distância. Seja em seu jeito de falar, suas atitudes, sua forma de vestir, a forma com que trata os irmãos da igreja e a sua família...e porque não contextualizar? A mulher virtuosa nos dias de hoje sabe o momento certo de falar, o que postar, abrigar a sua intimidade; ela se dedica aos trabalhos do Senhor, aos cultos, ao estudo da palavra e à oração contínua, ela não enxerga limites em sua intimidade com Deus.

Infelizmente esses valores são pouco considerados, nos dias de hoje. Frequentemente a mídia propaga uma imagem completamente distorcida do que deve ser uma mulher. Mas o seu compromisso é com Deus, ele te chamou para ser luz em meio às trevas, para ser exemplo em meio à calamidade do relativismo moral.

Você foi feita à imagem e semelhança do criador, de forma maravilhosa Deus te colocou como sábia auxiliadora do homem. Você não é só “mais uma carinha bonita”, você tem um propósito em toda a criação de Deus, e Ele quer te usar de forma poderosa, seja em sua cidade, no seu país, ou em missões transculturais. Para que isso seja possível, sua dedicação à obra de Deus e à sua família é essencial.

"A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada." (Provérbios 31:30)
INSTAGRAM   //   FACEBOOK   //   TWITTER

Sem comentários:

Enviar um comentário

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D

Seguidores