31 janeiro 2017

De onde surgem as minhas personagens


Oi oi gente linda! Tudo em paz? Como vocês devem ter lido no post anterior, eu estou escrevendo um livro no Wattpad, e estou simplesmente a-m-a-n-d-o a experiência. Finalmente sinto que sou uma escritora, alcançando ainda mais pessoas com a palavra de vida! ♥ Mas enfim...há uma pergunta que desde sempre tem me acompanhado, e o pessoal gosta muito de fazer: "De onde surge a inspiração para os meus personagens?".

Certa vez li num livro, sobre uma escritora de roteiros cinematográficos, que procurava os nomes dos seus personagens em livros para futuras mamães. Achei isso tão engraçado e ao mesmo tempo interessante...como nunca havia pensado nisso? A maior parte dos nomes que eu dava eram cópias de algum outro livro que havia lido e gostado, ou de seriados de tv. No geral, eram todos nomes estrangeiros, que claramente não eram sequer pronunciados aqui no Brasil.

Mas ainda assim, minha maior dificuldade era me decidir sobre a personalidade e vida de algum personagem. Passava muito tempo com um caderninho, olhando o dia lá fora, tentando buscar inspiração nas gaivotas que mal passavam pelo bloco de prédios que constituía a paisagem na frente do meu apartamento. Era frustrante acabar escrevendo sobre uma alma vazia, sem motivações e linhas traçadas.

Então eu decidi usar uma técnica diferente. Eu acredito que todos os escritores utilizam um pouco da sua própria realidade em suas obras. É meio que inevitável, você acaba se doando a cada página escrita. Descobri que poderia adaptar muito das pessoas que conhecia ao longo da vida, às minhas personagens.

Se queria alguém amável e prestativo(a), procurava mentalmente alguém que havia passado pela minha vida e marcado de forma positiva pelo seu jeito amável e prestativo. Se precisava descrever alguém sorridente, extrovertido, mesquinho, adorável...só concentrava as minhas forças em reconhecer essas características em pessoas da vida real. Até porque o leitor quer se encontrar em uma espécie de mundo paralelo, mas ainda assim, semelhante à vida que está habituado a viver. Dessa forma, ele se identifica ainda mais com o que está sendo escrito, e você ganha mais um viciado no que você escreve! ♥

Mas se a sua dificuldade é saber qual personalidade vai encaixar com a sua protagonista, eu sugiro que leia outros livros que tenham uma temática igual ou semelhante à que vai ser descrita em sua história. O mais importante é você observar outros pontos de vista sobre o mesmo assunto; isso pode até mudar o rumo e o tom inicial que você pretendia imprimir em suas palavras.

Por diversas vezes rebatizei meus protagonistas após ler uma história que me cativou. Elas podem ser fortes, volúveis, tímidas, descontraídas...procure sempre "sair da caixinha" do comum, e alce voos cada vez mais altos.

 Meu conselho mais direto e sincero é apenas um: tente ser o mais original possível. Não copie outra personagem já existente. No mundo há uma multidão incontável de pessoas, nenhuma é igual a outra, todas elas possuem uma impressão digital única. Faça da sua personagem alguém único. Estude outros trabalhos, mas produza algo seu, vai ver que a sensação é de outro mundo, como se um filho estivesse nascendo e sendo amado por muitos.

4 comentários:

  1. Sempre é bom ler sobre a inspiração de uma das minhas escritoras favoritas.

    ResponderEliminar
  2. A cada dia que leio seus livros aprendo um pouco de cada coisas e o bom é que quando lemos sentimos algo jamais sentindo lendo outro livro esses livros muitos deles nos faz querer conhecer mais sobre Deus mais sobre o verdadeiro e real amor essa essa escritora. Tu arrasa garota ❤️😍😍 wildysalmay Cristina

    ResponderEliminar

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo