07 dezembro 2016

Do que você abdicaria por Ele?



Essa é uma questão que vem me "assombrando" todos esses anos. Não digo assombrando no mal sentido, do tipo: "Nossa, é uma pergunta assustadora", mas sim por ser extremamente intrigante. Do que você abdicaria para seguir a Cristo? Haveria algum detalhe na sua vida do qual você não consegue se desapegar para seguir os passos do mestre? Venha comigo em mais esse post reflexivo.

No livro de Marcos, capítulo dez, do versículo 17 ao 22, lemos a seguinte passagem:
"Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? " Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. Você conhece os mandamentos: ‘não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’". E ele declarou: "Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência". Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse Ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me". Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas."
Esse é o momento em que vos apresento o Jovem Rico. Vejam como ele se veste bem, como inspira confiança e um porte elegante. Suas palavras demonstram que é culto, que é cercado de pessoas de bom gosto, paladar refinado e palavras muito rebuscadas. Imagino que suas roupas sejam de um tecido finíssimo, talvez com bordados em ouro...é rico, todos esses "detalhes" são realmente detalhes no resumo final de toda a sua riqueza.

Apesar de possuir tantos bens materiais, ele sentiu que precisava de algo mais. Ouviu que um bom mestre poderia lhe oferecer a vida eterna. Sua educação era admirável, "pôs-se de joelhos"; esse gesto pode ser interpretado como fruto de sua boa educação, honrando a presença de Jesus, mas também vemos em seu coração um desejo profundo de possuir a vida eterna, o que dinheiro algum poderia comprar.

Também vemos que os mandamentos haviam sido ensinados a ele, que os seguia "desde a [sua] adolescência". Ele tinha conhecimentos tanto do mundo secular, quanto do espiritual. Ao receber a resposta de Jesus, prontamente respondeu que todos os mandamentos já faziam parte dos seus dias, obedecia sem hesitar. Lemos que Jesus o olhou com carinho, Ele "o amou", com esse amor incondicional que nunca entenderemos por completo.
"'Falta-lhe uma coisa', disse Ele. 'Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha, e siga-me.'"
Eu me pergunto, vezes sem conta, o que eu responderia nesse momento?
O que você faria? O próprio Senhor Jesus nos diz, em Mateus. 6:21 > "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."

Todo o tesouro daquele servo se encontrava no dinheiro que possuía, na riqueza que havia conquistado em vida. Ele certamente não iria querer se desapegar de todos aqueles bens. Era impensável! "Doar meu dinheiro aos pobres e sair andando por aí sem um tostão? Não posso fazer isso." Essa deve ser a única vez na bíblia em que vemos alguém chegar ansioso aos pés de Jesus e sair "abatido". Mas o livre arbítrio era dele, poderia escolher a felicidade eterna, mas optou pelas riquezas terrenas, que não irão subir conosco.

Isso não quer dizer que quem segue a Jesus não pode ser bem sucedido. Aliás, nós somos filhos do dono da prata e do ouro, não temos o que temer. Mas aquele jovem tinha o seu dinheiro como seu senhor, e Jesus, conhecendo o coração dele, sabia que no coração do rapaz não haveria um único trono. Infelizmente o jovem escolheu continuar vivendo de aparência, e rejeitou a Cristo.

O que falta para nos entregarmos completamente ao Mestre? O quê, ou quem está ocupando o espaço que é dEle em nossas vidas? É o trabalho? A faculdade? Os estudos para um concurso? Uma pessoa? Onde está o seu maior investimento? Ele será eterno, ou permanecerá aqui quando você partir desse mundo?

Aí eu volto para a pergunta inicial. Do que você abdicaria por Ele? Nem preciso sugerir mais opções de "tesouros" que costumam ocupar o lugar do nosso Senhor, porque certamente cada um de nós sabemos aquilo que tem tomado todo o nosso tempo, muitas vezes até o tempo que precisamos passar em comunhão com Deus. Você abdicaria de um sonho? De um caminho para seguir pelo que Ele traçasse?

Esse era o dilema do jovem rico. Jesus lhe oferecia riquezas no céu! Ele preferiu o dinheiro no bolso. Rejeitou um oceano, porque não queria perder um copo de água. Falhou na decisão mais importante da sua vida. Viveu tanto, se esforçou tanto em seguir os mandamentos e ser um bom cidadão, mas não houve fé o suficiente para crer que Deus tinha algo melhor para lhe dar.

Qual seria o seu posicionamento frente a esse mesmo dilema? Do que você abdicaria por Ele?

1 comentário:

  1. Só li verdades. Que Deus te recompense por cada palavra. http://filhadoreicomestilo.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo