26 junho 2016

Juventude Santa: Devo participar das festas juninas?


Olá meus lindos! Provavelmente assustei uma porção de leitores com a temática do post de hoje, mas precisava comentar sobre isso, claramente! Como já comentei aqui para vocês, sou professora de escola dominical, e gosto de desvendar para os meus alunos do Juvenis a verdadeira essência de cada comemoração que acontece durante o ano. Desde sempre aprendi que "se é para ensinar, que haja dedicação no ensino" (Rm. 12:7), e faz parte do aprendizado de um cristão saber porquê não comemoramos certas datas.

Como os vossos olfatos certamente já avisaram, estivemos em período de São João. Algumas pessoas ainda comemoram no dia de hoje, mas o feriado mesmo foi na Sexta-Feira (24). Certamente todos vocês já ouviram falar dos festejos, e de como são realizados. Mas será que já procuraram saber o que cada "fase" deles significa? Pois fica a dica aí:

  Fogueira: 


Representa proteção contra os maus espíritos, acredita-se purificar o local e sinal de agradecimentos aos santos. Fogos de artifícios: Leva para longe os maus espíritos. 

"Aquele que habita no esconderijo do altíssimo, à sombra dO Onipotente descansará." (Salmos. 91:1)

O único que pode nos proteger de qualquer mal é O Onipotente, não precisamos montar a fogueira para receber sua proteção.



Quadrilha: 

Dança típica francesa, tem o significado de agradecimento aos santos juninos que são: Santo Antônio, São João e São Pedro.

"Jesus disse-lhe: Está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e a Ele só servirás." Lucas 4:8



Mastro: 

O mastro de São João, conhecido em Portugal também como o mastro dos Santos Populares, é erguido durante a festa junina para celebrar os três santos ligados a essa festa. No Brasil, no topo de cada mastro são amarradas em geral três bandeirinhas simbolizando os santos.

Bandeirinhas: 

No início das comemorações da Festa Junina os desenhos de santos ou frases religiosas eram lugar certo nas bandeirinhas, hoje vemos apenas cores nada mais.

"Traze sempre na boca {as palavras} deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido." (Josué. 1:8)

Lavagem do santo: 

Normalmente é feito antes da meia noite, a imagem é molhada num lago ou riacho com uma bacia d’agua, logo após banha-se as mãos, pés ou outra parte do corpo para buscar proteção divina.

"Nossa alma espera no Senhor, porque ele é nosso amparo e nosso escudo." (Salmos 33:20

Comidas Típicas: 

Pamonha, canjica, pipoca, mungunzá e outras comidas são   oferecidas aos ídolos juninos, segundo eles é o agradecimento por uma safra de produtividade no campo, onde as primícias são apresentadas a esses santos.

"Honra o Senhor com teus haveres, e com as primícias de todas as tuas colheitas." (Provérbios 3:9)


Respondendo a possíveis questionamentos sobre as comidas típicas, o que não convém não é a comida em si, mas o significado de ingeri-la nesse período de festejos. Pessoalmente eu sou apaixonada por milho, canjica, bolo de milho...e tudo o que tenho direito. Só não sei a graça da pamonha, mas isso sou eu. rsrsrs Mas prefiro comer fora de época, quando dá vontade, e a família faz. (Mãe)

Os demais símbolos, eu creio que vocês entenderam qual é o meu objetivo. Até porque, uma festa que leva o nome de um santo, não me engana. kkk Apesar de já ter passado um pouco do dia, decidi que deveria falar sobre isso, porque ainda é um "tabu" para alguns, recusar o pedido do amiguinho ou da amiguinha para ir dançar quadrilha na casa ao lado.

Não se envergonhem de mostrar quem são, não escondam a vossa fé embaixo de uma capa só para satisfazer as expectativas do mundo. Você é diferente, é um cidadão do céu. Vamos agir como tal. ^.^

1 comentário:

  1. Paz minha irmã. Muito interessante seu estudo. Você poderia publicar um estudo a respeito do dízimo que sempre foi alimento para os necessitados, ordenança da Lei para judeus e anualmente? E que nenhum dos discípulos receberam pois eles sabiam que era da Lei não da graça e que só sacerdotes levitas recebiam?

    Aguardo.
    Fica na paz.
    Jonas

    ResponderEliminar

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo