17 fevereiro 2016

# Li até a pág.100 e... # Resenhas

Li até a página 100 e... #3: A Resposta, Kathryn Stockett

Olá gente bonita e estudiosa!!! Faz um bom tempo que o blog não aparece com nenhuma atualização desse quadro. No final da semana passada me interroguei, achei que deveria voltar com essas postagens já que ajudam a manter um passo-a-passo do que ando lendo ao longo da semana. Deixei um pouco de lado essa tag simplesmente porque sou uma obcecada por finais! É, eu gosto de saber o final do livro antes de sentar em frente ao computador e dar aquele suspiro de quem já tem a srta. imaginação sentadinha do seu lado, esperando as primeiras letras na tela.

Devo lembrar que isto não é uma resenha, é mais uma "prévia" sem spoiler do que vem por aí. Precisava postar antes de continuar a minha leitura, então me imaginem nesse momento, quase meia-noite, digitando feito (...completem...), sozinha com o ventilador. Mas...sigamos em frente.

A RESPOSTA
Kathryn Stockett

PRIMEIRA FRASE DA PÁGINA 100:
"Ele suspira sonoramente e me entrega uma pasta grossa de papéis."

DO QUE SE TRATA O LIVRO?
A Resposta trata do racismo de uma forma tão verdadeira e sem máscaras, que deixa o leitor de boca aberta. É certo que todos nós conhecemos o que aconteceu no período do apartheid, e como ainda hoje o racismo é uma gangrena incurável na pele da sociedade. Mas Kathryn retrata a vida de três mulheres que vivem no meio de tudo isso, cada uma sentindo o peso da crueldade social de maneira diferente. Uma patroa branca e duas empregadas domésticas negras. Até agora me parece que apenas elas terão espaço como narradoras, e estou amando saber isso, já que cada uma vê as situações de pontos de vista diferentes, deixando mais simples para o leitor que quer construir todo o contexto mentalmente. Além disso, ainda é exemplificada a desigualdade entre um trabalhador homem e uma mulher que procura emprego. Então imaginem duas das nossas personagens principais, negras e mulheres, como vivem elas?

O QUE ESTÁ ACHANDO ATÉ AGORA?
Nossa! Não tenho palavras para descrever! Sabe aquele livro que julgamos apenas pelo fato de ter virado filme? Provavelmente eu sou a única anormal que faz isso. rsrs O fato é que quando olhei para esse livro, o que me chamou a atenção foi a capa e as cores chamativas, a emoção vende! Mas aos poucos venho percebendo que esse livro estava apenas me esperando na estante, prontinho para ser levado e lido com uma boa chávena de leite com chocolate.

O QUE ESTÁ ACHANDO DA PERSONAGEM PRINCIPAL?
Aibileen. Empregada doméstica negra. 75 quilos e 1,52m de pura dedicação ao cuidado da casa e criação de bebês. Uma mulher forte, de garra! Sofreu bastante com a morte do seu querido filho Treelore, morto aos 24 anos, mas demonstra uma personalidade de ferro! Pelo que ela mesma diz, após a morte do rapaz, uma sementinha amarga entrou em seu coração, e Aibileen nunca mais foi a mesma. Ainda assim, é a personagem que mais me chama a atenção. Mesmo sofrendo preconceito e tendo que ouvir tantas coisas que, sinceramente, eu teria colocado tampões de natação nos ouvidos para me manter alheia, ela continua sendo amável e alegre. Amo!

MELHOR CITAÇÃO ATÉ AGORA?
"Olhe aqui, Eugenia (...) Feiura é uma coisa que existe dentro das pessoas. Feia é uma pessoa má, que faz mal aos outros. Você, por acaso, é uma dessas pessoas?" Pág. 85

VAI CONTINUAR LENDO?
Acho que nesse momento não tenho sequer escolha, a escritora conseguiu captar toda a minha atenção, e terá esse domínio até à última página, assim espero.

ÚLTIMA FRASE DA PÁGINA?
"Acabo de conseguir um emprego."

43 comentários:

  1. Digitar de noite é muito ruim mesmo... mas o que ñ fazemos para lee um livro, né mesmo?
    Amei esse quadro de 100 páginas e fazer uma prévia... O livro parece ser muito bom assim que der vou lê-lo... bjss

    ResponderEliminar
  2. Assisti ao filme e gostei muito. Mas não sabia que existia o livro, Quero muito ler. Parabéns pelo blog.

    www.quaseperfeito.com

    ResponderEliminar
  3. Eu também assisti o filme vou correndo ler o livro
    Parabéns bjs
    http://emagrecendonovoestilodevida.blogspot.com.br/2016/02/iogurte-natural-e-seus-beneficios.html#comment-form

    ResponderEliminar
  4. Oieeee esse livro eu n conhecia....fiquei curiosa rs
    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho bastante curiosidade em relação a este livro e muita vontade de ler, houve um tempo que muitas pessoas só falavam dele e isso aumentou minha curiosidade. Estarei esperando a resenha completa.
    Beijão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. :D
      Assim que terminar a leitura estarei postando!

      Eliminar
  6. Olá,
    Nossa que livro interessante, não conheço o título, mas o relato sobre a a questão racial me cativou!
    Parabéns pelo blog, abraços
    http://entrelinhaseafins.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente um assunto muito interessante e atual. O livro é uma pérola, estou gostando muito!

      Eliminar
  7. Olá, Hayanne. Fico feliz que o livro esteja sendo tão interessante. Nunca parei para ler a sinopse dele, mas sei que tem um filme e acho que irei vê-lo assim que puder. Boa leitura para você!

    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu iria colocar a sinopse na postagem, mas desisti porque achei que seria melhor colocar uma explanação rápida do que entendi. Mas quando postar a resenha, colocarei. :) Bjs

      Eliminar
  8. Eu já vi o filme e achei maravilhoso a forma como trabalharam o tema que ainda e tão polemico, sabia do livro mas nunca me atentei a ler, quem sabe um dai não e?
    Parabéns.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre achei que os livros acabam sendo melhores que os filmes. Mas você é quem sabe. :)

      Eliminar
  9. Nunca li o livro, mas sou louca por ele. Já vi opiniões extremamente positivas sobre a história e o filme realmente me deixou muito animada para a leitura da obra. Espero ler e gostar tanto quanto você. Bom término da leitura!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nem conhecia a obra quando me deparei com o livro, na biblioteca, e decidi que deveria dar uma chance. Kkk

      Eliminar
  10. Oi, tudo bem?
    Acho bem bacana posts assim, porque dá para saber um pouco sobre o livro antes da resenha, né? Esse é um livro que eu ainda não li, mas tenho curiosidade com a história, imagino que deve ser fantástica, mas quero só ler mesmo, não sou fã de filmes, logo acredito que não verei a adaptação.

    Beijos :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza! Às vezes, durante a leitura a nossa opinião sobre o livro muda, e fazer esse gênero de posts dálmata interligar as opiniões e deixar mais claro para o leitor aquilo que o espera.

      Eliminar
  11. Um livro desses foi escrito para nos modificar o mais profundamente possível. Se levarmos em conta sua reação, a autora conseguiu o que queria!... Parece ser uma belíssima história, de tirar o fôlego com os relatos da sociedade naquela época... Vou esperar a resenha, mas já está na lista!
    bjs!

    ResponderEliminar
  12. Olá, quero muito ler a obra, já conferi a adaptação há algum tempo atrás e adorei!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderEliminar
  13. Primeira resenha que vejo sobre esse livro e já me apaixonei pra lê-lo. Vou esperar sua resenha pra ver se compro ele.


    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderEliminar
  14. Olá; gosto bastante de posts do tipo. Esse é um livro que tenho vontade de ler, me parece ter uma temática e personagens interessantes.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Oie,

    eu amo esse tipo de post, e também estou com saudades de fazer um hahaa! Nunca digitei muito tarde, mas dar pra perceber que não é muito bom, acredita que na metade do psot eu já fui pesquisar de quanto estava o livro, porque sério a capa me chamou muita atenção, e eu creio que já assisti ao filme, com certeza eu iria amar a leitura, já vou colocá-lo na minha lista!

    Mayla

    ResponderEliminar
  16. Eita,sou louco pra ler esse livro! Eu assisti o filme e MEU DEUS! Um dos melhores filmes EVER!
    Preciso do livro e que sorte a sua que está lendo e gostando...deve ser impossível não gostar.
    Traga a resenha dele ;)
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  17. Eu só tinha visto a metade do filme kkk, não sabia que tinha o livro, tão bem recomendado deu vontade de ler :D
    www.byanak.com.br

    ResponderEliminar
  18. Esse livro é forte e sensacional, parabéns pela escolha. Eu chorei litros com o filme, nossa... me deixou sem palavras.

    ResponderEliminar
  19. Olá!
    Tenho muita vontade de ler este livro, todos falam que tem muitos ensinamentos para passar e que abre sua mente para certos assuntos, e eu quero ler mais coisas que proporcione esse tipo de sentimento aos leitores.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  20. Esse eu vi o filme primeiro antes do livro, e tenho certeza que a obra é excelente e vai ultrapassar a adaptação que já é muito boa, infelizmente ainda não adquiri meu exemplar, mas não vai faltar oportunidade, pois com toda a certeza desse mundo um dia eu irei ler. Essa história é sensacional e tocante.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  21. Oi
    Achei super bacana o tema do livro! Nunca havia me deparado com livros deste assunto! Bacana demais! Espero que você termine logo e venha nos contar suas impressões sobre o livro. Gostei muito da citação também!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderEliminar
  22. Oiiie
    eu necessito ler esse livro desde que assisti ao filme e simplesmente amei, gente, que história maravilhosa, adorei ver o livro por aqui

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  23. Amoo esse tipo de post! Adorei saber que está gostando tanto desse livro. Eu ainda não li, mas quero muito pois o enredo me chama bastante atenção. Espero que continue amando até o final! ehehhe
    Beijos!

    ResponderEliminar
  24. Hey,
    Eu gosto muito desse filme (Vaiola tá maravilhosa) e tenho muita curiosidade para ler esse livro. Não sei se a história sofreu grandes modificações para a adaptação cinematográfica, mas de qualquer forma quero muito conferir. Que bom que você tá gostando até esse ponto da leitura, espero que continue tão bem.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderEliminar
  25. Olá!
    Já assisti algumas partes do filme e fiquei curiosa com a leitura, ainda mais sendo uma leitura boa e agradável como está sendo para você. Um livro com tema forte preciso conferir!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderEliminar
  26. só pela capa eu já percebi a questão que o livro aborda.. fiquei bem intrigada com a premissa dele, e certamente vou querer ler, espero ter a oportunidade pra isso... Tomara que a leitura te fisgue até o final...
    bjs

    ResponderEliminar
  27. Oie, tudo bem? Adoro posts dessa categoria, acho tão legal. Que bom que o livro te conquistou, estou esperando uma resenha ok?

    ResponderEliminar
  28. Oii
    Eu assisti a esse filme e achei muito bom! Uma lição de vida. acredito que o livro também deva ser ótimo, mas não sei se compraria. Mas caso eu ganhe eu leio! hahahaha
    boas leituras!
    Bjus

    ResponderEliminar
  29. Nunca tinha ouvido falar nem no livro e nem no filme. Mas achei bacana a diversidade de preconceitos que ele abrange como tema tanto como o racismo ( aparthed é JMA história que me indigna, pior é saber que existem muitas pessoas racistas camufladas hoje em dia ainda) e sobre a dificuldade da mulher encontrar emprego...
    MD interessou e muito. E a capa é bem chamativa mesmo e ela por si só já é uma premissa do livro.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderEliminar
  30. Oi oi,

    sou louca para ler esse livro! O filme é incrível e, pelo o que você descreveu, o livro também é! quero para ontem!

    Beijos!
    Participe do Sorteio de Estrela da Manhã, novo livro do André Vianco
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderEliminar

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D

Seguidores