25 fevereiro 2016

# A Bíblia Diz # Garota Cristã

Conversa Franca: Os Planos de Deus


Nem todos os dias da minha vida foram dedicados ao sonho de ser jornalista. Muito menos publicitária. Parece irônico lembrar que um dia desejei ser médica anestesista; e, se me recordo bem, meu melhor argumento para isso foi: "Não trabalha tanto, mas ganha bem.". Hoje consigo rir desse quase desastre na minha caminhada. São tantas voltas que fazemos durante nosso percurso, que no final mal nos lembramos de quem deve ter a primazia em nossas decisões. Por isso nos decepcionamos. Isso pode ser evitado, mesmo que pareça extremamente difícil.

A princípio, meu sonho era ser juíza, depois cozinheira chefe...e a partir daí seguiram-se opções infinitas de profissões que eu poderia seguir. Era um mundo novo que eu estava descobrindo. Mal tinha começado o ensino fundamental...mas sonhar sempre foi um dos meus hobbies favoritos. Quem nunca sonhou alto, atire a primeira pedra.

Mas um dia eu percebi que talvez, talvez, eu não estivesse seguindo os passos que Deus tinha planejado para mim, muito antes do meu nascimento. Quero dizer, nós temos planos e tal, mas, partindo do princípio que os planos de Deus são ainda melhores e maiores que os nossos, é bem inteligente da nossa parte esperar o "veredito" dEle.

É, eu sabia desse detalhe. Mas consegui cobri-lo por um pouco de tempo, até o final do ensino médio, quando finalmente decidi que estava na hora de colocar o meu desejo em folhas brancas. Deus já sabia, e ainda sabe, de todos os meus planos; Ele sabia que, segundo a minha vontade, eu estaria agora na Universidade Federal de Pernambuco cursando meu terceiro período de jornalismo.

O engraçado é que eu já tinha programado todas as minhas emoções para receber aquela notícia. Sabe quando você diz a Deus: "Está nas tuas mãos, que tudo seja feito segundo a Sua vontade" mas as nossas atitudes contrariam as nossas palavras, num paradoxo total? Foi isso que aconteceu! No fundo eu sabia que se o Senhor tivesse algo melhor para mim, a vontade dEle prevaleceria. E...bom, eu com certeza seria mais agradecida pelo bem que Ele havia feito do que pelo sonho (pequeno, quase uma gotinha de água no oceano das bençãos divinas) que eu havia nutrido até aquele momento.

Foi aí que a resposta chegou. Quem me acompanhou nas redes sociais, e por aqui, na saída dos resultados do ENEM de 2014, pôde ler um pouco dessa minha história. Há uma frase muito interessante que eu postei esses dias no Fb que diz:

"Muitas vezes Deus tira algo para que você possa alcançar algo melhor e maior. É como se Ele apagasse a luz de uma lâmpada para te dar o sol."
Quando li  essa frase pela primeira vez, uma mistura de sentimentos me invadiu. Como em um filme, todas as cenas de vezes em que Deus me disse não, e meu coração ficou feito papel manteiga...mas depois Ele chegava com algo melhor, ou me mostrava o por quê da resposta negativa do passado. Isso é tão maravilhoso!

Dessa forma, o jornalismo para mim foi como a luz de uma lâmpada. Não estou aqui desmerecendo a profissão, (muito pelo contrário), continuo amando e desejando ser uma jornalista, no futuro, se for da vontade de Deus. Mas, naquele momento, não era o tempo dEle, não estava nos planos divinos minha entrada na carreira que eu tinha traçado para mim mesma. Eu precisava aprender a depender mais dEle e parar de confiar tanto nos meus julgamentos. Então, se a lâmpada foi apagada, o que foi o sol? Ora bem, eu acredito que, a curto prazo, seja o novo curso em que estou nesse momento, Publicidade e Propaganda. Não sei se ele já é o sol, ou se ainda estou com a lâmpada apagada, esperando o brilho da luz natural. Mas a verdade é que todo o meu coração pulsa de amor pela profissão pela qual estou trabalhando. Isso, por si só, já é um graaaande presente.

E porque eu escrevi tudo isso? Não estou apenas visando os alunos que trabalharam fortemente para conseguirem uma faculdade esse ano, mas que se viram fora da lista dos convocados. Mas também para todo aquele que planejou algo de uma forma, e recebeu um sinal vermelho ou amarelo de Papai do Céu. Para todos eles, eu quero deixar apenas uma frase, resumindo tudo o que eu falei até aqui.

No semáforo, todas as três cores são importantes. Não tem uma mais importante do que a outra. Nenhuma pode ser negada ou ignorada. Se estão ali, tem um fundamento, um propósito. Mesmo quando você está apressado no trânsito e o sinal fica vermelho...nunca tente fingir que está vendo o verde. Eu sei que você entendeu a analogia, e acredito que saiba perceber que as melhores escolhas são feitas sob o sinal de Deus. Seja ele verde, amarelo...ou até vermelho. Que Deus te abençoe.

18 comentários:

  1. Eu precisava ler isso hoje. Perfeito. Muito bom!

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    lindo texto, gostei muito, por vezes queremos algo que não está nos planos de Deus, até podemos fazer, mas talvez não seremos felizes e completos com isso.
    Confesso que ainda não sei o que quero fazer, confesso ainda que não consegui visualizar o plano de Deus, oro para ele me mostrar, mas talvez eu esteja cedo para isso. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderEliminar
  3. Olá, paz do Senhor!
    Texto perfeito. Com certeza esse deve ser o seu sol, pois somente Deus poderia lhe dá tanta sabedoria para escrever palavras tão edificantes. Que a mão do Senhor continue a lhe guiar e capacitar.

    ResponderEliminar
  4. Oii,
    Eu assim como você tive muinhas duvidas, e minhas escolhas quando criança, aos 17 comecei a cursar Publicidade e Propaganda, fiz até o 5 semestre, simplesmente não suportava mais aquele curso, depois disso, passei por 2 anos sem estudar, e ai decidi seguir carreira na área adm, e hoje sou formada em logística e irei começar administração empresarial em breve.
    Adorei seu texto e bem reflexivo, e me fez pensar em muita coisa.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Que bom que encontrou seu caminho.É muito gratificante quando conseguimos enxergar e entender o que realmente queremos da nossa vida.
    Adorei o texto.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  6. Perfeito mensagem, digna de palmas!
    Ando nesse ritmo, vendo as portas fechando e brigando com o mundo do "porque não consigo conquistar meus sonhos?" Tinha planos, sonhos e garra pra correr atrás de meus objetivos. Mas, bastou um leve brisa pra embaralhar tudo e me fazer recuar. Mas, sei e sinto que o melhor está por vir, Deus sabe o momento certo e eu tenho que aprender a ter paciencia, não desistir, mas aguardar o que está por reservado pra mim.
    Amei o quote, fiquei até arrepiada! rsrsrs
    Sucesso pra você.
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderEliminar
  7. Ola Hayane, não compartilho da tua fé, mas que bom que ela te ajudou a seguir seu caminho.
    Não consigo acreditar neste tipo de mensagem, não vou negar que ter isso em mente, acreditar que um mal é seguido por algo bom, tornaria as coisas mais fáceis. Haahah.
    De toda forma, teu texto é uma bela inspiração pra quem acredita nas palavras dele.

    ResponderEliminar
  8. Oiiie
    bem legal o seu post, eu não sei bem no que creio, então, sou um pouco suspeita para falar sobre isso, mas acredito sim que nada é por acaso e gostei bastante da frase destacada acima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Bem legal seu texto. As vezes a dúvida faz parte da caminhada. Mas tudo se ajeita no final!
    Bjus

    ResponderEliminar
  10. Oie!
    Me identifiquei muito com o seu texto!
    Também tive problemas em que deixei nas mãos de Deus e na hora certa ele me abençoou! Quando está nos planos dele ninguém pode impedir!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderEliminar
  11. Olá, gostei muito do seu texto, você tem uma facilidade com as palavras, com poucas palavras consegue conquistar os leitores. Parabéns!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderEliminar
  12. Hey,
    Muitas vezes a fé é o que guia aqueles que a tem nesses momentos de grandes decisões para o futuro, Que bom que você pode contar com a sua nesse momento. Tenho a minha também e gosto de pensar que meus planos se encaixam nela, pelo menos até o momento parece estar dando certo. Mas também acredito que nós é que trilhamos nosso próprio caminho, nosso próprio destino, afinal temos a liberdade para tal.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderEliminar
  13. Realmente Deus tem um plano para nossa vida, às vezes, totalmente diferente do que imaginávamos. É sempre o melhor...
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderEliminar
  14. Oi, tudo bem?
    adorei seu texto, e me identifiquei demais. Durante a adolescência, desejei cursar vários cursos diferentes, pensei em várias profissões, e quando entrei na faculdade, pensei ter me encontrado. Levei dois anos para admitir para mim mesma que aquele não era o curso que eu queria, não a profissão que desejava seguir, e mudei. Hoje agradeço demais por isso. Formei em administração e amo minha profissão. Às vezes precisamos estar atentos aos sinais, e ter coragem para mudar o curso de nossa vida.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  15. Olá, uma prima minha queria muito entrar na faculdade, fizemos o ENEM no mesmo ano e eu consegui entrar na faculdade e ela não conseguiu na época nem nos anos seguintes; ela precisou fazer uma operação no ano passado e esse ano ela finalmente conseguiu entrar pra faculdade num curso que ela queria. Ou seja, aconteceu na hora que tinha que acontecer, os "nãos" anteriores foram duros, mas eram necessários.

    ResponderEliminar
  16. Nossa parabéns pelo texto e pelo exemplo de vida, admiro isso.
    Eu estou atualmente cursando uma faculdade que não seria a minha primeira opção, mas que está me agradando muito, então acho que Deus está fazendo o certo por linhas tortas também.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderEliminar
  17. Oi!
    Que lindo texto! E parabéns, espero que você tenha uma carreira de sucesso no mundo da publicidade :)

    Bjs!

    ResponderEliminar

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D

Seguidores