22 janeiro 2016

Resenha: Pérola na Areia


Atenção, românticos de plantão, porque hoje o livro é um sonho! Eu tenho quase a certeza de que todos (e todas) vocês conhecem a história de Raabe, a meretriz cananeia que foi perdoada de seus pecados ao reconhecer o Senhor como seu salvador, conseguindo também a libertação de toda a sua família, e o "passe livre" para sair da cidade de Jericó ilesa, após a conquista dos Hebreus! É uma história e tanto, certo? Essa é a minha primeira parceria com a editora BVBOOKS, vocês podem imaginar como estou feliz em poder compartilhar com vocês esse momento maravilhoso, ainda mais quando se trata de uma editora evangélica! Sim, temos parceria com pessoas que têm como objetivo propagar a mensagem da palavra de Deus, não é maravilhoso? Mas vamos dar início à melhor parte!

PÉROLA NA AREIA, Tessa Afshar
Número de Páginas: 352
Editora: bvbooks
No Skoob: Pérola na Areia
Classificação: 5/5♥
Como uma gentia, marcada por um passado arruinado e de má reputação, pode fazer parte da linhagem de Cristo e se tornar símbolo de fé autêntica e irrepreensível diante de Deus? Seria possível. Alguns podem questionar o fato de Raabe ter sido respeitada, a ponto de ter seu nome escrito nas Escrituras, mas poucos teriam a mesma ousadia. O livro Pérola na Areia quebra alguns tabus acerca da redenção dessa mulher que, embora gentia, reconheceu a soberania do Deus de Israel e ousou enfrentar o seu próprio povo. Ela fez a graça de Deus alcançar sua vida, tornando o pecado como fio escarlate, agora, na pureza mais alva que a neve. Todos conhecem a história de Raabe, a prostituta, mas poucos reconhecem que foram sua ousadia e fé balizadas pela boa obra que salvaram os espiões e os ajudaram a conquistar a Terra Prometida. Pérola na Areia o conduz a uma incrível e emocionante jornada pela história de uma gentia, que, em meio a uma nação pagã destruída, teve a vida poupada como fruto de sua fé sincera. Vemos, também, que Salmom — um grande homem de fé, influente líder de Judá estimado em toda Israel e inimigo dos gentios — fará Raabe redescobrir um sentimento intenso e conflitante que começará em seu próprio coração. Descubra como uma gentia alcançou tal graça diante de Deus e fez parte da genealogia de Cristo.

Antes de começar, devo lembrar que, apesar de ser baseado em fatos reais, na vida de Raabe, muitos detalhes do livro são ficção, de forma a construir por inteiro a personalidade dessa mulher que recebeu um espaço especial na bíblia. Relembro também que o livro por si só não tem a mesma função da bíblia, por isso não deixem de ler Josué. 1-10, Mateus. 1:1-7 e o livro de Rute, onde encontrarão mais detalhes sobre a história.
Minha Opinião: Aos 15 anos, Raabe viu sua vida ser destruída através de uma decisão tomada pela pessoa que mais amava e em quem mais confiava: seu pai. Em função da grande seca que assolava Jericó, a família da menina, como tantas outras que ainda sobreviviam do que plantavam, não era a única que estava passando por necessidades. O caso é que a "única solução" que seu pai encontrou foi lançá-la em um mundo que ela desconhecia de todo, e que foi a porta para uma série de problemas na vida de Raabe, a prostituição. A bíblia não conta a vida da jovem na sua íntegra, mas a tática utilizada por Tessa Afshar constrói toda uma imagem em nossa mente.

Imagine só, o que Raabe teve que enfrentar. Na flor da idade, seus pensamentos eram preenchidos apenas pelo grande amor que nutria pelo seu pai, e todos os demais que constituíam a sua família, e pelo trabalho de todos os dias, que era ir ao campo e verificar se as plantações estavam crescendo. Ao deparar-se com o destino que ela não escolheu, seu primeiro pensamento foi de grande revolta e repulsa pelo pai. Como ele poderia sequer imaginar essa possibilidade? Será que ele não tinha em conta os sentimentos dela? E A SUA REPUTAÇÃO? Naquela época uma zonah recebia um tratamento completamente diferente, como se não fizessem parte da comunidade. Vender o corpo, como ainda hoje é, era uma vergonha para toda a família, um rótulo que ficava para sempre, mesmo que a mulher decidisse mudar de vida. Numa existência terrível, Raabe enfrentou as consequências da decisão do seu pai, permitindo-se continuar vivendo daquela forma mesmo quando a família não precisava mais da sua ajuda financeira. A mágoa estava bem enraizada.

Mas é aí que a "luz no fim do túnel" surge, para tirá-la desse caminho. Ao dar abrigo e proteção para dois espias enviados por Josué, Raabe ouve falar de um Deus diferente. A jovem já tinha ouvido falar dos Hebreus e como eles tinham conquistado várias outras cidades apenas com a ajuda do Senhor, e isso despertou a sua curiosidade, que reascendeu quando os dois espiões encontram-se em sua casa. Era a oportunidade perfeita para conhecer esse Deus que não exigia sangue, nem o sacrifício de bebês, como o deus pagão Moloque, a quem sua irmã Izzie havia sacrificado seu único filho. Raabe estava maravilhada!

"Izzie levantou a sobrancelha. 'Abrir mão dos nossos deuses? Estou disposta a fazer isso a cada minuto do dia!'"

Através da moça, e de sua fé em Deus, toda a sua família foi salva da morte certa quando os muros de Jericó caíram, no sétimo dia. Toda a ação do livro começa realmente quando essa família retira-se dos escombros da cidade e deslocam-se para o acampamento dos Hebreus.

Eu realmente não irei contar nada, já que meu objetivo aqui é suscitar a vossa curiosidade! Não...não vou cair na tentação de contar a melhor parte! Mas posso dizer que a jovem se apaixona por Salmom, um homem que a princípio só quer a distância dessa família. Se vai terminar em casamento? Lembram-se de Boás, o homem que casou-se com Rute e gerou Obede, que gerou Jessé, que gerou Davi, que é linhagem de Jesus? Pronto, esse aí era filho de Raabe e Salmom! Mas você precisa ler a história e ficar tão fissurado quanto eu para saber mais. rsrsrs


Esse livro é daqueles que nós lemos com uma barra de chocolate do lado e uma garrafa de água do outro, ou seja, compulsivamente! Comecei a leitura esperando algo bastante histórico, com a cadência vista em outros livros que falam sobre história da bíblia, mas realmente me enganei! A capa, nem preciso dizer que foi amor à primeira vista! Por vezes parava a leitura para encarar "Raabe" de frente, ver a cor dos seus olhos claros e compará-la à imagem da mulher forte que nasceu nas páginas desse livro. "Salmom" também ficou bastante fotogênico, mas a protagonista exerce um poder sobrenatural sobre nossos olhos, e coração.

Definitivamente foi um dos melhores livros que já li, tendo a vantagem de me edificar espiritualmente, me ensinar vários termos e costumes da época, e ainda saciar o meu lado romântico, o que é um recorde merecedor de palmas! Com isso quero dizer que, caso você não tenha lido esse livro ainda, está perdendo uma fatia bem doce da vida! Não é por ser parceria, mas todos aqui sabem que sempre sou bem direta (até demais kkk) com minhas opiniões sobre os livros, e esse está imperdível! Mal posso esperar pela tradução de outras obras dessa mesma escritora, já me acho melhor amiga dela, por escrever tão bem!
Links da Editora

9 comentários:

  1. Uma excelente notícia saber da parceria com a BVBOOKS, e também é ótimo saber que o livro é de boa qualidade.

    Espero poder encontrá-lo. Obrigado pela dica.

    ResponderEliminar
  2. Esse foi um dos livros que mais amei! peguei amor pela Raabe, que mulher incrível e forte! tô louca por mais livros da Tessa, amei a resenha!
    www.byanak.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raabe é descrita de uma forma tão detalhada e com tanta fé, que nos leva a querer ter conhecido toda a família. *-*

      Eliminar
    2. Como faço pra comprar esse livro?

      Eliminar
  3. Itajubá Assunção25/01/2016, 23:11:00

    Parabéns Hayanne pela parceria com a BV BOOKS, quando eles lerem essa resenha vão querer te contratar rapidinho, te prepara kk. Com certeza deve ser um excelente livro, espero poder encontra-lo e com desconto kk. Muito booom! Parabéns mais uma vez!

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Apesar de não curtir muito obras que abordem temas religiosos, essa parece ser bem legal e a capa é linda!

    Beijos!
    Participe do Sorteio de Carnaval
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderEliminar
  5. Esse livro é lindo, um dos meus favoritos, sem dúvida.
    Eu já gostava da história de Raabe e depois de ler Pérola na Areia, fiquei ainda mais encantada <3

    Beijos
    www.colecionandoprimaveras.com.br

    ResponderEliminar

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo