12 outubro 2015

# Dias Especiais # Textos

O que o dia das crianças representa para mim


Parece que foi ontem a última vez em que eu comemorei esse dia como integrante do lindo grupo das 'pessoinhas' menores de 11 anos! É um susto descobrir quanto tempo passou desde aquele dia, 12 de Outubro de 2006, uma espécie de sonho. Mas, após essa fase, descobrimos que continuamos a festejar a data por outras razões, motivações...etc.

Como eu costumo repetir vezes sem conta, sou muito feliz por ter sido educada de forma a não esperar em todas as datas comemorativas um presente. Acho que devemos valorizá-las pelo que representam, situações surgem em que não haverá condição para a oferta de um presente naquela data. Dessa forma, sou completamente a favor que papai e mamãe ignorem (parte) das datas comemorativas (isso pode ou não incluir meu aniversário rsrs), e ofereçam presentes em outras ocasiões do ano, ainda que não seja nenhum dia "especial".

Dia das crianças para mim não é apenas destinado a crianças no sentido evidente da palavra, mas também dos filhos e filhas, que já estiveram nessa idade linda, e que continuam sendo "pequenos" e "dependentes" aos olhos dos seus pais.

Esse é um dia com muito significado, de todos os outros dias do ano, é um dos mais importantes. É quando comemoro também o aniversário do meu melhor amigo, que tem sido um grande apoio no meu caminho. É, Arthur, às vezes não acredito que já nos conhecemos há quatro anos, parece bem mais, quando me sinto à vontade para falar sobre o que me aflige, conselhos que preciso ouvir, e risadas que nem sabia precisar.

Deus coloca pessoas tão essenciais nas nossas vidas, e por vezes não entendemos logo "de cara " que aquele alguém vai ser um suporte indispensável na sua vida. E todos os anos, quando muitos comemoram apenas o dia das crianças, ou até dos que já o foram, eu comemoro também a vida de um ser maravilhoso, que, Deus o sabe, foi de grande importância em muitas fases dos últimos quatro anos da minha vida, e ainda é, até hoje.

Não tenho o dia 12 como uma nostalgia do que já passou: infância, estadia em Portugal, primeiros aprendizados sobre como funciona o sistema a que chamamos mundo...mas tenho como um momento que já existiu, deixando experiências, felicidades, amigos eternos e muitas histórias para contar.

O que eu fui, serviu de base para o que eu sou hoje. Muitas vezes penso em como gostaria de me conhecer há quinze anos atrás, não me reconheço em diversas fotos, e gostaria de saber um pouco mais dos meus sonhos, projetos e "problemas" da idade. É engraçado entender que muitos medos desapareceram com o tempo, medos sem fundamento, como a chegada da noite, o não gostar de dormir sozinha, e depois, acompanhada...é, a vida é feita de aprendizados, como já disse anteriormente, e hoje eu comparo tudo aquilo em que eu acreditava e sonhava com meus sonhos e planos atuais.

Será que a criança que eu fui se orgulharia da adulta que eu sou hoje? Ela riria do meu medo de perder alguém, da minha predileção por livros e por não ter aprendido a andar de bicicleta? (Se eu me conheço bem, nesse momento, ela riria, com certeza).

Mas acima de tudo, ela riria com gosto, e suspiraria com inocência, pensando: "Uau, eu vou alcançar tudo isso quando for grande? Eu vou ter tantas pessoas que me amam ao meu redor?". Seu olhar infantil talvez não percebesse as dificuldades que passaria até atingir o status de adulta, e as outras infinitas que surgirão depois dos vinte!

E eu não posso fazer diferente. Não me contento apenas com o que conquistei até hoje, mas vou sempre além, correndo atrás daquilo que me move, sempre pautando e definindo meus desejos na vontade soberana de Deus.

É isso que o dia das crianças representa para mim, uma infinidade de sonhos realizados, e por realizar, idades por completar. É mais do que "apenas um dia", mas é o dia. E essa criança que eu fui (e ainda permanece em mim), de repente surge e sorri, deliciada...meu Deus, como eu sou feliz!

1 comentário:

  1. Dia das crianças é uma data como qualquer outra pra mim. Acho que virei adulta cedo demais e perdi o encanto com relação a isso... =T

    ResponderEliminar

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D

Seguidores