23 junho 2015

A vida é um teatro


Sabe aqueles últimos vestígios de inspiração? É...nem eu; acho que você levou-os junto quando deixou tudo para trás, inclusive aquela vida que jurávamos ser nossa. Como uma data pode significar tudo e nada ao mesmo tempo? Isso explica a inatividade da minha mente ao ver uma página em branco. Não restou mais nada para contar, nada para lembrar.

A vida é uma grande sala de teatro, em que alguns encenam a vida que gostariam de ter, outros permanecem sentados no público admirando e/ou criticando a atuação dos que estão no palco. Bem longe dessa realidade encontram-se os espectadores passivos, que ocupam as poltronas, mas estão mentalmente distantes de tudo o que acontece dentro do salão. Esses vivem suas vidas independentes, sem necessidade de procurar outras formas de lazer na análise da vida alheia.

Há bem pouco tempo, julgava-me um desses espectadores independentes. Mas descobri-me no palco, encenando uma peça utópica para a platéia, que arregalava os olhos com ávida curiosidade. Fingia ver o que era invisível, até para mim mesma. Esperava o inesperado de todo mundo, achava inocentemente que todos têm boas intenções, que todos ficarão para sempre ao nosso lado.

Interrompi a peça quando seu clímax já estava perto, deixando os espectadores pensativos, como se tivesse feito uma má escolha. E então? A decisão é sua, se vive ou deixa que vivam por você.

2 comentários:

  1. Se achar nesse teatro é que é o mais difícil...

    ResponderEliminar
  2. Quando li o título desse texto, rapidamente lembrei de um capítulo do livro Dom Casmurro, nele o personagem dizia que a vida era uma ópera.
    Esse texto me deixou tão leve que não consegui me conter e fui pegar o livro só pra ler um trecho que eu gosto mito que diz: " Verdadeiramente foi o princípio da minha vida; tudo que sucedera antes foi como o pintar e vestir das pessoas que tinham de entrar em cena, o acender das luzes, o preparo das rabecas, a sinfonia... Agora é que eu ia começar a minha ópera. " A vida é uma ópera " "
    Acho que tenho que te agradecer por ter me dado uma tão boa sensação a essa hora da tarde. Belo texto.

    Quando Acordei

    ResponderEliminar

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo