21 maio 2015

# Clarice Pessato # Resenhas

Resenha: O Penúltimo Capítulo


Sei exatamente o que vocês estão pensando, devo estar postando muitas resenhas seguidas ao mesmo tempo. O fato é que estou tendo mais tempo para ler, logo tenho mais livros para escrever sobre. Na semana passada recebi este exemplar da nossa nova parceria! Clarice Pessato é cristã e escreveu esta obra baseada em fatos reais. Aliás, é a história dela. Mal posso esperar para vos contar o que aprendi com este livro! Venham!


O PENÚLTIMO CAPÍTULO
Clarice Pessato

O Penúltimo Capítulo - Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica. Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto dEle e executar seus propósitos através de nós.

Minha Opinião: Então, como vocês leram na sinopse, Clarice sofreu um acidente de carro quando tinha 18 anos. Nesse dia uma pessoa morreu e outras ficaram feridas, inclusive o namorado da protagonista, Júlio. Mas nenhum em tão grave estado quanto Clarice. Passou 16 dias em coma, e quando retornou, descobriu-se que como consequência do acidente, ficaria tetraplégica. Eu entendo como deve ter ficado a mente da jovem quando soube que nunca mais poderia andar sobre suas pernas. Mas é incrível como ela se acaba ultrapassando essa barreira e utilizando como forma de levar o evangelho a outras pessoas.

No dia 24 de Novembro do ano de 1981, Clarice regressava para a faculdade com o namorado (que estava dirigindo), quando tudo aconteceu. Era uma pequena viagem de Arvorezinha para São Leopoldo, mas que acabou em um acidente entre dois caminhões e dois automóveis.

Os primeiros momentos após o acontecimento foram muito difíceis para a jovem. Foram muitas cirurgias e complicações que ainda tiveram que ser enfrentadas por ela, mas a sua esperança de voltar a andar nunca morria. Com o tempo, esse sentimento de que tudo voltaria a ser como antes foi substituído por uma certeza de que havia um propósito em meio a toda aquela tribulação.

"Não sei porque alguns morrem, mas estar vivo é o primeiro requisito para que no sofrimento tenhamos paciência e possa existir a esperança do melhor. Só através da vida temos oportunidade de lutar, mesmo nas condições que eu me encontrava." Pág. 91

Aos poucos Clarice começou a deixar de lado as queixas pelas suas limitações e a descobrir o que poderia fazer nessa nova etapa da sua vida. Apesar da tetraplegia, um milagre ocorreu, seu braço esquerdo poderia se movimentar. Mesmo sendo destra, ela começa a exercitar a pintura e a escrita com a mão esquerda. No princípio foi um pouco complicado, já que estava se habituando a um novo adaptador que a ajudaria a escrever melhor.

Das letras escritas à mão, a protagonista passou a utilizar uma antiga máquina de escrever, que mais tarde foi substituída por um computador. O que é mais incrível é o fato de que mesmo bastante limitada, ela não desiste de transmitir a palavra de Deus através dos meios que possuía. Mantinha comunicação com presos, escrevia uma coluna no jornal da cidade... Descobriu um mundo novo e uma vida nova na presença de Cristo.


Ao ler este livro eu pude constatar que às vezes colocamos tantos obstáculos para não cumprir o chamado de Deus, e Ele usa quem aparentemente não tem condições para fazê-lo. Para mim foi mais um alerta, de que devo fazer muito mais, que estou de braços cruzados enquanto muitos estão morrendo sem conhecer a salvação. Clarice teve a oportunidade da sua vida de 'nascer novamente', quando sobreviveu àquele acidente. Antes dele, a palavra de Deus ainda lhe era desconhecida, mas ao conhecê-la, tornou-se mais uma serva fiel, mas uma 'missionária' na casa do Senhor.

Porque missionários não são apenas aqueles que são enviados para outros países, missionários somos todos nós que recebemos o 'Ide' do Senhor, para pregar o evangelho a toda a criatura, em tempo e fora de tempo. Essa é nossa obrigação. Descobri muita força através da história de Clarice Pessato, sem dúvida saio com uma lição enorme para mim. Às vezes desanimamos pensando que o nosso problema é grande demais e que temos o direito de nos sentirmos 'coitados', inábeis para continuar trabalhando na obra. Mas o que me dizem desse testemunho? O seu problema chega próximo? E você ainda se queixa.

POR QUE "O PENÚLTIMO CAPÍTULO"?



"A nossa história não acaba no ponto final de um livro, e o final feliz é muito mais profundo que 'e foram felizes para sempre'. Entender que da tristeza podemos tirar alegria, que as perdas podem se tornar ganhos e que a derrota pode se transformar em vitória, é um trabalho que só um Deus de amor pode fazer." Pág. 18

O nosso último capítulo ainda não foi escrito, e não somos nós que temos o direito de fazê-lo. A escritora afirma que a publicação do livro não ocorreu mais cedo porque ela esperava uma mudança radical, mas um milagre que lhe concederia novamente a capacidade de andar e se movimentar de forma autônoma. Mas isso foi quando ainda não tinha visto o propósito da tempestade. Às vezes ignoramos a vontade de Deus e só sabemos pedir a nossa. Não entendemos que Ele quer se utilizar da nossa situação, do nosso exemplo para alimentar muitas vidas, para trazê-las à sua casa e Seu nome ser engrandecido.

"A provação não é falta de fé nem manifestação de vida com pecado, mas é um recurso usado por Deus para fortalecer a nossa fé." Pág. 177
Gostei muito da leitura, o tempo passa e nem notamos! Uma excelente escritora com uma linda história para contar, um exemplo para todos nós. Queria falar mais sobre o livro, mas aí perderia a graça comprá-lo, não acham? Vou deixar aqui os links da escritora, para que vocês possam conhecê-la melhor e até contactá-la, se assim o desejarem. Recomendo! Um livro extremamente edificante, que vai mudar muito na sua vida espiritual.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D

Seguidores