28 maio 2015

[Desmascarando] Charlie Charlie Challenge

Provavelmente vocês já devem ter ouvido falar desse jogo, que tem virado febre esses dias na internet. São muitos os vídeos que têm tentado comprovar a veracidade dessa nova prática. Gostaria de explicar tudo e depois dar não só a minha opinião, mas falar sobre o que a bíblia diz. Muitos adolescentes, estudantes, estão caindo na armadilha dos seus amigos para participarem desse ato, mas abram os olhos! "Não vos deixeis enganar: Más companhias corrompem bons costumes." (I Cor. 15:33)

Acredito que devo começar por explicar como funciona todo o jogo, já que não sei quantos aqui o conhecem.

PREPARO
● Numa superfície plana é  colocado um papel e dois lápis (ou canetas) sobrepostas, no formato de uma cruz. Tal como é mostrada na imagem do post.

● Nos quatro espaços entre os lápis são escritas as palavras Yes e No. (Sim e não em inglês, respetivamente.) Significado: Supostamente o "espírito" invocado é mexicano. Não me perguntem porque o nome dele é inglês, uma versão inglesa de Carlos; muito menos porque a invocação é feita em inglês.


● O jogador deve começar por perguntar (em inglês) se o "ser" está entre eles. Se o lápis (ou a caneta) de cima se movimentar para o SIM, presume-se que já não estão sozinhos. Nenhum dos jogadores pode sair sem pedir permissão ao tal Charlie.

O PERIGO OCULTO NO JOGO

É incrível descobrir que, mesmo que muitos saibam o perigo de brincar com coisas sérias, ainda insistem. Talvez por curiosidade, ou mesmo por ignorar os ensinamentos. De qualquer forma, me senti na necessidade de abordar esse tema aqui, já que ouvi de muitos que inocentemente entram nesse caminho. Vou apresentar-vos alguns argumentos baseados na bíblia, o manual do cristão, que comprovam o quanto esse ato é abominável aos olhos do Senhor.

SAUL PROCURA UMA MÉDIUM PARA FALAR COM O JÁ FALECIDO PROFETA SAMUEL

"Quando o seu povo entrou na terra, Deus ordenou de forma muito clara e severa que eliminasse as práticas cananéias de espiritismo e necromancia, pois Ele mesmo falaria com eles por meio dos seus profetas; buscar o conhecimento de Deus por meio de meios mágicos era uma "coisa repugnante". (Dt. 18.9-22)" - Comentário Bíblico NVI, P. 508

No livro de 1 Samuel, Capítulo 28, a partir do versículo 3, o rei Saul tenta contactar o profeta Samuel. Ao perceber que Deus não lhe respondia, o primeiro pensamento de Saul foi procurar uma médium, a pitonisa de En-dor.

"Quando Saul viu o exército dos filisteus, ficou apavorado e perguntou a Deus, o Senhor,o que devia fazer. Mas o Senhor não respondeu nem por sonhos, nem pelo Urim, nem através dos profetas. Então Saul ordenou aos seus oficiais: 'Procurem uma mulher que seja médium, e eu irei consultá-la.'" - Bíblia do Adolescente Aplicação Pessoal (vs. 5-7a).
Nos primeiros anos do seu reinado, "Saul tinha expulsado de Israel todos os médiuns e advinhos" (v.3), mas a sua desobediência o afastou do Senhor, que não falava mais com ele. Por isso, Saul se disfarçou muito bem e foi encontrar-se com a médium de En-dor. A médiu recebeu-o  com algum receio, já que a sua atividade fora proibida, mas, mais uma vez, o rei Saul errou. Ele jurou em nome de Deus, o Senhor, que ela não seria castigada pelo que faria a seguir, e pediu-lhe que fizesse subir Samuel.

Com terror, ela viu uma aparição, um ser (ou "um espírito"; v.13). "Um ancião vestindo um manto está subindo". Ao dizer isso, a mulher reconheceu o rei Saul, que já estava prostrado diante do visitante invocado, queixando-se de que Deus não falava mais com ele. O espírito falou que as suas perguntas já haviam sido respondidas - e ignoradas, acrescentando que no dia seguinte ele e os seus filhos seriam mortos e o exército de Israel cairia diante dos filisteus.

AFINAL, QUEM FALOU COM O REI SAUL ATRAVÉS DA MÉDIUM?

"Ele vai entregar você e o povo de Israel aos filisteus. Amanhã você e os seus filhos vão estar junto comigo. E o SENHOR também vai entregar o exército de Israel aos filisteus." - Bíblia do Adolescente Aplicação Pessoal (v. 19)
Repare bem na expressão em negrito: "você e os seus filhos vão estar junto comigo.". Em primeiro lugar, nessa expressão o espírito afirma que todos eles morreriam com o rei, o que não aconteceu. No livro de 1 Crônicas, capítulo 10 e versículo 6, o escritor afirma: "Assim morreram Saul e seus três filhos". Podemos até encontrar o nome dos três no finalzinho do livro de 1 Samuel. 31:2, que diz: "Os filisteus cercaram Saul e os seus filhos e mataram Jônatas, Abinadabe e Malquisua".

Todos eles foram cercados, mas um escapou. Podemos ver em 1 Crônicas. 8:33 que o rei Saul tinha 4 filhos: Jônatas, Malquisua, Abinadabe e Esbaal. Esbaal é o mesmo que Isbosete.

"Esforcem-se, pois, agora as vossas mãos, e sede homens valentes, pois Saul, vosso senhor, é morto, mas também os da casa de Judá já me ungiram a mim rei sobre si. Porém Abner, filho de Ner, capitão do exército de Saul, tomou a Isbosete, filho de Saul, e o fez passar a Maanaim. E o constituiu rei sobre Gileade, e sobre os assuritas, e sobre Jezreel, e sobre Efraim, e sobre Benjamim, e sobre todo o Israel."
Saul já estava morto, e Isbosete foi constituído rei "sobre Gileade, e sobre os assuritas, e sobre Jezreel, e sobre Efraim, e sobre Benjamim, e sobre todo o Israel." Como alguém morto poderia reinar? Logo, essa afirmação do espírito era FALSA.

Outro ponto que podemos abordar é o fato de que "Samuel" disse que o rei e seus filhos estariam com ele. Se Saul estava em desobediência para com Deus, de tal forma que achou melhor procurar a médium para falar com um profeta morto, porque ele seria levado para perto de Samuel?

Logo, vemos que não foi o espírito do profeta Samuel que falou ao rei através da pitonista, mas sim um espírito maligno. Como pai da mentira, e não conhecedor de todas as coisas (como o é o Senhor), vemos que essa ação foi puramente maligna.

O SENHOR ABOMINA A FEITIÇARIA, MAGIA E INVOCAÇÃO DE DEMÔNIOS

"Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortosO Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus." (Deuteronômio. 18:10-13.)
 O Senhor realmente abomina, tem repugnância de quem mantém essas práticas. Você pode achar que é uma brincadeira boba, não vê a enormidade do problema.  Paulo diz que não devemos tomar parte nas coisas dos demônios. Não poderemos beber do cálice do Senhor e também do cálice dos demônios. (1 Cor.10:21a)

SAUL SOFREU POR TER CONSULTADO OS MORTOS?

"Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte." (Ap. 21:8)
 Invocar mortos, espíritos e demônios são incluídos nos feiticeiros e idólatras.
"Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor." (Rm. 6:23)
 Se na primeira passagem escrita está dito que (entre outros), os feiticeiros e idólatras não entrarão nos céus, então essa prática é obviamente pecado. Apesar de ter consciência do fato, o rei Saul insistiu em seu desespero de ouvir a voz de Deus, que não era mais adorado por ele. A consequência dos seus atos de desobediência, incluindo o falar com os mortos, está em escrito em 1 Crônicas. 10:13-14:

"Saul morreu assim porque foi infiel a Deus, o SENHOR. Ele desobedeceu aos mandamentos de Deus e consultou os espíritos dos mortos, em vez de consultar o SENHOR. Por isso, Deus o matou e entregou o reino a Davi, filho de Jessé."

 MAS O QUE TUDO ISSO TEM A VER COMIGO? O QUE TEM A VER COM O JOGO?

Ora, se você não participou de nenhuma sessão desse jogo, quero parabenizá-lo, de pé. Caso você ainda não tenha compreendido a importância desse post, quero lhe dizer, em resumo de tudo o que foi escrito anteriormente:

● O Senhor abomina toda a prática maligna;
● Todo aquele que insistir no erro, e mantiver esses atos, já foi dito aqui qual será o seu fim;
● O Charlie Charlie Challenge não é um "jogo bobo". Mesmo que muitos já tenham provado que os resultados das respostas podem ser modificados com o sopro de um dos jogadores, simulando assim a ação de um possível espírito, a intenção real da brincadeira é invocar um. Esse tipo de brincadeira não termina bem;
● Você pode pensar que por ser uma farsa, não há problema, já que não exerce o objetivo que vocês desejavam. Mas com o Diabo não se brinca. Em várias "sessões" desse jogo que me foram relatadas, pessoas passaram mal e começaram a agir de forma completamente oposta à natureza delas.

Sei que muitos céticos poderão chegar aqui e tentar desmentir essas palavras. Dirão que colocamos a culpa sempre no Diabo. Mas ao participar desse jogo, você está dando uma brecha, mesmo que quase invisível, para que ele possa agir na sua vida. O que você ganha com isso? Só para matar a curiosidade? Será que a sua paz e a sua comunhão com Deus vale esse momento de curiosidade descoberta? Pense bem.

Não entre na onda de "todo mundo está fazendo", porque você não conhece a vida deles por trás das câmeras, por trás daquele momento na escola, você apenas presenciou um curto momento da vida deles.

Mesmo sendo uma brincadeira, você realmente permite o aparecimento desses espíritos atormentadores na sua vida, porque a intenção do jogo é o que conta no final. Tomem cuidado!

"Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! Pelo contrário, o prazer deles está na lei do SENHOR, e nessa lei eles meditam de dia e de noite."(Salmos. 1:1,2)

Sem comentários:

Enviar um comentário

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo