20 abril 2015

# Mensagens para Reflexão

Pressões e Expectativas Altas


O ser humano tem uma capacidade fantástica de criar certezas como animais de estimação. Criam como sendo suas, irrefutáveis. Tentam acreditar em tudo o que imaginam, não sei se para fugir da realidade ou para ter algo em que pensar nas horas vagas. Mas expectativas elevadas deveriam ser colocadas como taxas na saúde de um paciente. Afinal, devem estar no nível certo, ou as coisas não funcionarão da melhor maneira.

Em um momento você é a pessoa que mais acredita no impossível. Se lhe disserem que os unicórnios estão pastando com centauros no prado você é capaz de aceitar como uma verdade. Isso porque no seu consciente, a imagem de dois animais fantásticos parece mais real do que imaginária. Noutro momento a decepção te derruba como uma tempestade sobre um barquinho de papel. Você aprendeu desde criança que essas criaturas não existem, mas deu tanto valor e elevou tanto as suas expectativas, que por algum tempo esqueceu de que eram fruto das mais mirabolantes histórias inventadas.

Mas você simplesmente não pôde evitar. O exemplo foi com unicórnios e centauros, mas porque não trocar por outros exemplos mais atuais? Mais palpáveis?

Suas expectativas de que nessas eleições alguém capacitado e honesto tomaria o poder foram derrubadas? Ou de que finalmente a cura contra a raiva foi descoberta? Ou até de que os personagens d'A Caverna do Dragão encontraram o caminho de volta pra casa? Decepções sobre decepções.

Mas...me explica uma coisa. Quando cometemos um erro não é imperativo que aprendamos com ele? Seria, não seria? Então porque é que continuamos acumulando expectativas? Pressão alta e baixa controla-se ao ingerir açúcar ou sal. E as expectativas altas? Deixamos que o nosso psicológico desmaie nessa ilusão constante? Porque continuamos alimentando-as como aos vermes com doces e balas?

A minha única sugestão é de que já estamos tão acostumados com o auto punimento que ignoramos a dor que essas situações nos provocam. Acariciamos a fera que nos abocanha sem dó. Sua aparência é doce quando está longe. Mas te trai assim que a distância diminui. Um clássico.

É como nas embalagens dos cigarros. Fumar mata. As letras são garrafais, e mesmo que você não saiba ler, a verdade é universal. O fumo te mata lentamente. Expectativas elevadas também podem ser vistas assim. Você não sente nada, talvez até um certo prazer no princípio. Os sonhos são doces, coloridos e parecem tão perfeitos! Quando você se dá conta...puf! Você acordou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D

Seguidores