25 março 2015

[10 erros] que viciados em livros não toleram


Quem nunca teve um amigo ou amiga que simplesmente surta quando alguém mexe nos seus livros? Talvez você conheça alguém assim, ou talvez seja alguém assim. Nesse caso, se você for alguém com essas características, lhe convido a ler um texto bem humorado e se identificar a cada palavra lida. No entanto, se você conhecer alguém assim, recomendo que leia, não nos responsabilizaremos por males futuros caso alguma das regras citadas seja quebrada. Preparado(a)?

Antes de começarmos o 'massacre', gostaria de deixar algo bem claro. Mesmo que não esteja na lista, seja razoável e entenda que todo o livro que nós bibliófilos emprestamos têm um V duplo. E o que seria isso? Vai, mas Volta. Essa seria a primeira regra, mas não achei que fosse necessário relembrar. Mas vamos ao que interessa. E...não entendam isso como cri-cri de metida kkkk. Na verdade esse é um cuidado muito peculiar que nós leitores assíduos gostamos de manter.

1. Ler antes do dono
Não teste nossa paciência quando se trata de quem será o primeiro a ler o livro. Esse detalhe nos torna menos amigáveis quando ignorados. Não é por nada, mas gostamos de ser os primeiros, sabe? Só para ter aquele gostinho de que fomos os primeiros a descobrir aquela história. Sei que há muitos outros livros no mundo, mas só temos o poder sobre os nossos. rsrs É mais fácil respeitar do que tentar entender. Capiche?

2. Sem orelhas, sem problemas

Dói na alma saber que ainda tem quem não entenda esse ponto. Se pudéssemos ler sem deixar marcas, pode ter a certeza que faríamos. A sensação de terminar a leitura na sua íntegra e manter a qualidade original da capa e páginas é indescritível. Quase como ganhar um Óscar, um Grammy ou Nobel! Não destruam nossos sonhos. :'(

3. Coma primeiro, leia depois
Molho de galinha, café, refrigerante...até um mosquito morto e desfeito eu já encontrei nos meus queridos. :'(   Isso não quer dizer que alguém tenha tentado comer o mosquito...longe disso. O que eu quero dizer é que é mais fácil manter a integridade do livro quando não se tem ameaças por perto. E com ameaças eu quero me referir aos salgadinhos, coca-cola, doces, balas, CHICLETES que ousam fazer parte da história sem serem escritos. Obrigado pela compreensão.

4. Usar como apoio??

Preciso explicar mais alguma coisa? Quem nunca viu letras na capa do livro? Sei que não estão literalmente na capa, mas as marcas estão. Evite. O.o

5. Caia, mas não deixe o livro cair
Livros são bebês recém-nascidos, não têm como se defender e cuidar de si. Sintam-se como mães e pais responsáveis e não deixe suas cabeças (lombadas) baterem contra o chão frio e perigoso. Essas marcas são difíceis de desaparecer, algumas ficam para sempre. Não gostamos de relembrar episódios tão dolorosos.

6. Livro novo, capa melindrosa

Abra lentamente o suficiente para que toda a página seja lida. Se o livro for novo essa regra deve ser seguida à risca. Caso não seja, dependendo do estado do livro e sua idade, sua consciência deve ditar os limites. Por favor, escute sua consciência, não deixe que o dono faça esse papel. :)

7. Dobrar páginas
Gosto muito de você, mas vai ter que usar um marcador. Se quiser eu te compro um personalizado, faço um agora mesmo ou simplesmente pego um guardanapo de papel na cozinha e te ofereço com carinho. Mas não dobra as páginas, sim? :3 ♥

8. Marcando citações


Comentei com uma amiga que não consigo marcar citações nos meus livros. É como se me infligisse cortes múltiplos com navalha. :'( Sim, é bem triste mesmo. Gostamos de sentir que foram comprados no dia anterior, e não regressados da guerra na creche infantil. 

9. Emprestar livro emprestado
Sinta-se lisonjeado por ter conseguido que eu te emprestasse um livro meu. Isso significa que confio muuuuito em você como confio em mim mesma. Valorize esse voto de confiança e não repasse aquilo que te emprestei. Pode ser alguém da sua confiança, mas gosto de saber que estou no controle da situação. Me apresente a pessoa, faremos amizade e eu entenderei se devo ou não oferecer meus serviços de biblioteca ao indivíduo em questão.

10. Capa não é marcador

Acho que essa é a mais importante de todas as regras. Fico literalmente abatida quando vejo alguém lendo e depois marcando com a capa. Eu entendo que é temporário, apenas um paliativo, mas você acaba esquecendo e usa a capa até METADE DO LIVRO sem perceber. E quando não dá mais, usa a contracapa. Nisso o livro fica todo torto pelo esforço do esticão. Seja sensível, cuide deles com carinho.


Terminadas as regras, acho que a partir de hoje os seus problemas com livros emprestados acabaram de desaparecer. Certamente você está em dúvida quanto à minha sanidade mental depois de dez pontos lidos que mudarão a sua vida de leitor. Mas queria deixar claro um pequeno detalhe: livro bem cuidado vive muito mais. Se você gosta de ler, gosta de comprar os livros apenas uma vez (porque todos eles têm uma história, e não apenas dentro das páginas), deve cuidar deles com muito zelo.

Espero que tenha ajudado e divertido um pouco a vossa alma nessa segunda-feira. =D Boa semana, grande abraço e um beijãão. :**

Image and video hosting by TinyPic

Sem comentários:

Enviar um comentário

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D

Seguidores