05 fevereiro 2015

# Mensagens para Reflexão

Porque fazemos promessas?


Fazer uma promessa é facílimo, principalmente quando estamos sob pressão ou precisando de uma solução rápida e eficiente. Mas será que nós cumprimos com as nossas promessas? De todas elas, as mais importantes são aquelas que fazemos a Deus, pedimos com o coração quebrantado, sofrendo por antecipação na ansiedade de uma resposta. Mas quando recebemos o que pedimos...cadê fulano agradecendo a bênção?

Seja uma promessa de melhor desempenho ao seu chefe no trabalho, ou de melhores notas aos seus pais, ou de uma atividade qualquer com seus amigos, tudo o que você promete deve ser cumprido. Mesmo assim, iremos falar das promessas que fazemos a Deus. Vamos começar do princípio.

Porque fazemos promessas?
Acredito que o maior motivo é a ansiedade de ter um retorno positivo de algum pedido que fazemos. Posso dar o meu exemplo da faculdade. Eu estava tão nervosa com o resultado da chamada regular que a única forma que encontrei para me acalmar mais foi fazendo um voto a Deus. Sei que não é bem uma boa razão para justificar uma promessa, mas fiz conscientemente e sabendo que poderia cumprir aquilo que prometi. Também sabia que parte da minha ansiedade era pessimismo (e falta de fé), mas sou humana, e queria uma brecha em toda aquela tensão. Por isso esse é o meu ponto de vista sobre o que leva as pessoas a fazerem promessas.

Cumprimos todas?
Analise mentalmente se está tudo "em dia"...não esqueceu de nada mesmo?
O fato é que depois que recebemos o que estávamos pedindo, esquecemos todo o processo que passamos para chegar até ao topo da ladeira. Em parte isso é bom, porque você aproveita plenamente sua vitória, mas por outro lado você esquece que fez votos e promessas a Deus "em troca" de uma resposta. Não deixe pendências com o papai do céu, e sabe porque?

Porque devemos cumprir as promessas que fazemos?
Já pensou em quantas pessoas podem ser edificadas através do seu testemunho? Em quantas pessoas passou ou está passando pelo mesmo que você e não sabe como lidar com a situação? A narrativa da sua história pode sim dar um novo ânimo a elas, e renovar a fé de quem está quaaase desistindo. Então, além de estar "em dias" com o céu, você está ajudando outras vidas a ultrapassarem suas dificuldades sem perder a fé e o foco. =D

Image and video hosting by TinyPic

1 comentário:

  1. Fazer uma promessa é uma responsabilidade. Nossa palavra tem um valor imenso.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderEliminar

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D

Seguidores