30 setembro 2014

Beleza padrão séc. XXI


Sonhar nunca foi demais, nunca foi algo que fosse pago ou proibido. Sempre acreditei que tudo aquilo em que sonhamos, se persistirmos, um dia acabaremos por alcançar. Mas o ponto mais importante nem é este, mas estamos realmente seguindo sonhos que valem a pena? Sonhos realmente nossos? Os nossos sonhos dizem quem somos, mostram um pouco da nossa personalidade e gostos. E se esses sonhos são manipulados em benefício do consumo, do marketing??

A sociedade atual acabou "manchando" muito da ideia de sonhos. Os sonhos que antes eram puros, reais, hoje passam a ser produto para a manipulação da mídia. E o que eu quero dizer com isso? É tão normal você ver  nas capas de revistas, outdoors, publicidade na televisão...tudo apela para aquela beleza inalcançável das modelos super magras. Muitos não vêem isto, mas se torna um problema muito sério que tem afetado muitas meninas e até rapazes do "nosso tempo".

Lá se vão os dias em que ninguém se preocupava com uns quilinhos a mais, uma cintura menos acentuada, um cabelo mais liso....antes isso nem era colocado em questão, hoje a mídia nos faz o "favor" de multiplicar muitas modelos na realidade. Quer dizer, não chegam a ser parecidas, mas tentam alcançar um padrão de beleza que é inalcançável e há sempre consequências terríveis nestas tentativas.

Na leitura do livro "O Vendedor de Sonhos" de Augusto Cury (resenha aqui) eu pude ver muitas críticas do próprio escritor ao mundo da moda. Eles padronizam aquilo que deveria ser individual, reproduzem muitos "robôs" com as mesmas características que são seguidas por adolescentes a partir dos seus 13 anos, senão mais cedo. Estes têm uma influência inacreditável sobre os seus seguidores, fazendo com que eles acreditem que aquela é a única forma de se vestir, de ser...e que se não a seguirem, serão excluídos da sociedade.

Ninguém deve ser obrigado a seguir nada que seja o inverso daquilo que é e daquilo que acredita, e a moda acaba por fazer disso um de seus "mandamentos", é revoltante. Adolescentes perdendo a saúde por se acharem inferiores a outras mais magras, abstendo-se do alimento só para ter um prazer passageiro de se sentir magra, e logo após achar que ainda não é o suficiente. O que você acha disso? O que está fazendo para parar esta "epidemia"? Criticando outros por serem diferentes, apoiando regimes "malucos" das suas amigas mais próximas?

Faço agora das palavras de Augusto Cury as minhas, pense bem, não caia também nas garras do sistema. A mídia transmite valores a serem seguidos, mas não apontam as consequências, livram-se dos que não são mais "necessários" nos seus "templos". Fique alerta!

6 comentários:

  1. Concordo plena e indubitavelmente com o que disseste..
    O mundo atual atira um tapete suntuoso a partir de uma entrada inexistente. Jogam com a mentira para atrair os que estão como abelhas, loucos pelo "mel" que tentam oferecer.
    Eles fazem de Tudo para vender o que querem a troco do que for preciso.
    Caráter deixou de ser verdade eterna e se liquefez nas curvas inatingíveis das modelos e nas lombadas dos "tanques" dos rapazes.
    Pessoas são feitas de Caráter, não curvas. Curvas passam, o caráter permanece.

    Parabéns Hay. Ótimo texto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão, o mundo ainda não entendeu que o exterior pouco vale quando o interior não vale. O valor de alguém é visto de dentro para fora, mas é raro isto acontecer.

      Eliminar
    2. "Quando o belo for o verdadeiro
      A vida será espelho
      De ver quem somos diante dela.
      Nosso Narciso será sincero
      Em não amar-se sem medida.
      Talvez só assim teremos aprendido
      Que toda aparência é uma forma de suicídio." (Bruno Oliveira)

      Mais uma vez meus parabéns pela qualidade na escrita e pela pertinência do tema. Deus te abençoe!

      Eliminar
  2. Muito bom o post, acho que beleza tá muito além do exterior, mas sim o interior, o intelecto.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. :D Obrigado pelo comentário. :)

      Eliminar

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo