09 janeiro 2014

# Mensagens para Reflexão

O Papel dos Jornalistas na Sociedade Atual


Oi pessoal. Como estão todos vocês? *--*
Desculpem não ter ido comentar os blogs, mas tive problemas com a internet e só voltou hoje. --'
Todos vão perceber que hoje o post é um pouco diferente. Afinal, este blog foi criado para que eu pudesse falar com vocês das minhas opiniões e saber a vossa opinião sobre vários assuntos. Bom, como vocês sabem eu estou querendo seguir a carreira de jornalista, sendo este um dos motivos para a criação do blog.

Um dia desses eu estava falando com um colega meu a propósito disto e ele disse uma coisa que me deixou a pensar. E se eu tivesse que falar sobre um tema polémico em rede nacional? Com temas polémicos eu quero falar do aborto, eutanásia, mas principalmente da homossexualidade. E se eu tivesse que entrevistar um casal de homossexuais?  É inevitável que peçam a sua opinião sobre o assunto. O que você faria? Você que está iniciando agora na carreira, que ainda está estudando para começar? Você seria capaz de dar a sua opinião mesmo que aquilo fosse contra o que as pessoas pensam?

"Ah, mas eles vão te apontar o dedo!" E então? Realmente é um bom profissional aquele que se deixa levar pela opinião dos outros. (Note-se o meu tom sarcástico). Você seria capaz de mudar ou ocultar a sua opinião naquele momento só para que não tivesse repercussão nos média? Não digo aqueles que fazem mesmo de propósito para serem vistos, mas você abdicaria da sua fé, das suas crenças só para defender algo que a sociedade diz ser certo? Se a sua resposta é sim, então meu amigo, você está na área errada.

O jornalista entrou para a história com o seu trabalho, por vezes nem muito bem remunerado, mas que o fazem com amor, para que as notícias cheguem em perfeitas condições aos telespectadores e leitores. Mas muitos não honram o título, ou nunca ouviram falar de jornalistas que espalham notícias falsas? Isso se chama integridade profissional. Mas o principal motivo do post era mesmo querer discutir com vocês este assunto. Você que é contra o aborto, eutanásia, homossexualidade e outros assuntos polémicos...qual a sua posição nestes momentos?

Não quero ser uma jornalista levada pelo que os outros dizem, quero ter a minha própria opinião formada, se perguntarem o que eu acho, é a verdade que terão, em primeiro lugar a verdade, sinceridade e honestidade. Esta foi uma das razões que me levaram a seguir o jornalismo. Quero dar voz às opiniões de muitos que se deixaram calar pelo estado da sociedade. Medo da repercussão? Que nada...é preciso ter coragem para enfrentar, sorriso no rosto e Deus no coração! É preciso ser um bom profissional independentemente das circunstâncias. =D

E vocês? Qual a vossa opinião? :)

Beijinhos
Hayanne Deise Lins

5 comentários:

  1. Concordo com você. Eu me acho muito autêntico, no sentido de ter minha própria opinião e num caso como este, em que você está em uma prova de fogo, deixar-se levar pode ser uma "boa" se você quiser ser mais um com uma opinião única. Sobre o que você falou sobre os homossexuais, eu acho que mesmo com minha opinião, eu ficaria receoso pela minha integridade física, visto que nós vivemos num mundo de extremos, mas não impediria de dizer que sou contra, mas que respeito quem é, pois ele tem livre arbítrio pra fazer o que quiser de sua vida, e não o julgaria por ser homossexual.

    Beijo Hay!

    ResponderEliminar
  2. Falei que iria comentar, e aqui estou eu. kjahkjshjas. Desculpa a demora. Na minha opinião você está certa em dizer o que pensa, se caso um dia isso lhe acontecesse. Mas para mim, envolver crenças e outros ideais em âmbito profissional e social, não é muito bacana. Como formadora de opinião, você tem abrir sua mente para muita coisa!

    ACESSO PERMITIDO: Perfeitos seres.
    http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Hoje em dia é dificil saber no que acreditar vindo da midia, mas admiro muito
    a profissão de jornalista.
    http://theworldoflena.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Amei o texto e concordo completamente, afinal vivemos o princípio da liberdade de expressão e você como formadora de opinião, deve expressar o que pensa, sem mais.

    Hey, estou passando novamente para te fazer um convite, pois está rolando uma super pesquisa de opinião sobre o retrocesso da internet, sua opinião é muito bem-vinda!

    Abraços,
    Revolução Nerd

    ResponderEliminar
  5. Muito bom o texto, e amei o lay do blog.

    Também quero ser jornalista, e me preocupo com essas eventuais situações, mas como (futuro) formador de opinião e, sobretudo, cristão devo sempre, sem medo das más línguas, falar a verdade e aquilo que penso.

    Quem sabe um dia não trabalhemos juntos, aqui no Brasil?

    Visita meu blog, por favor: marceloaprigio.blogspot.com

    ResponderEliminar

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D

Seguidores