22 dezembro 2013

# Miúda Fixe

Como Apreciar um Bom Livro?


  Olá minha gente! ;3 Me disseram uma vez que as inspirações para os posts de um blog geralmente vêm do dia-a-dia, certo? Então, esses dias eu estava falando com a minha avó super moderna no facebook e ela falou uma coisa que me chamou a atenção. Tenho uma prima que está começando agora a se interessar realmente pela leitura (como uma possível futura viciada haha), mas os iniciantes precisam de algumas dicas dos veteranos para perceber que nunca (nunca mesmo) devemos olhar o fim do livro antes de acabar o que está para trás...é um erro grave! :o
  Por isso eu achei que seria interessante escrever um post sobre isto, é divertido e posso ensinar alguns dos meus 'rituais' para começar e terminar a leitura de um livro da maneira mais correta. Vamos aprender? :3

1. O primeiro grande passo é analisar a capa. Não vamos ser tão maus e achar que por ter uma capa menos colorida o seu conteúdo também será meio que sem sal. Sem essa, é desculpa de preguiçoso. Eu sei que o consumidor paga pelo que vê, mas sejamos realistas, compramos para ler a capa, mas sim as páginas. Sinta a capa com a ponta dos dedos e saboreie este pequeno prazer antes de avançar para o próximo passo.

2. Se você está neste passo é porque já abriu o livro. Faça a mesma coisa que você fez na capa: sinta a página sob os seus dedos, a sua textura e a sensação do papel liso. Aproxime-o do seu rosto, sinta o cheiro das páginas. (Se você leu até aqui escreva no comentário "panetone") Parece loucura, mas muitos leitores apaixonam-se por um livro justamente neste passo, é simplesmente amor ao primeiro cheiro. kkk E antes que digam alguma coisa disparatada: não, nem todas as páginas têm o mesmo cheiro.
  -As brancas ainda cheiram a novo, um cheiro mais simples.
  -Depois estão as amareladas, não muito escuras, mas também não são brancas. Têm um cheiro próprio, adocicado, mas ainda não é o melhor.
  -Por fim temos as amareladas no verdadeiro sentido da palavra. Não são livros recentemente comprados, mas aqueles que ficaram guardados durante algum tempo e que a traça (bichinho irracional, e não nós viciados kk) não conseguiu atingir. Essas são as que melhor cheiram,até deixam um pouco de si nas mãos que seguraram as páginas. xd

3. Você já analisou a capa, abriu o livro, sentiu o cheiro e o tato das páginas. E agora, Hayanne? Qual o próximo passo? -Acaricie suavemente a superfície do livro, ponha-se confortável (deitada, sentada), e comece a ler desde a primeira letra do livro. Não deixe escapar nada, os mínimos detalhes são os mais importantes. Se aquilo veio escrito no livro tem alguma razão para isto, certo? Então deixe de preguiça e leia tudinho como deve ser. Afinal, também faz parte do livro, e você quer ler tudo, certo?

4. Finalmente chegou a hora de começar o primeiro capítulo. Aí sim, você está completamente preparada. Isto presumindo que antes de comprar o livro você já tenha lido a sinopse do livro e dado uma olhada na biografia da autora ou do autor (se isso vier como parte integrante do livro). Acho que neste momento você está apto para apreciar ao máximo esta experiência de ler um livro de uma ponta a outra sem avançar epílogos e agradecimentos. Aposto que o escritor ao inserir estas partes no livro foi com a intenção de que os seus leitores incluíssem elas na sua leitura, não acham?

  Bem, espero que tenham gostado das dicas. Posso parecer muito estranha, eu sei e admito que sou u.u, mas eu gosto de ser assim e aprecio a vida desta maneira. kk Só queria partilhar estes momentos com vocês que são parte integrante da minha vida. *--*

     Beijinhos
       Hayanne Deise Lins

12 comentários:

  1. kjahkjshkjas, são valiosas dicas. Devo concorda que como veterano no assunto sigo todos os passos à risca e digo que valem a pena. Adorei a postagem.

    ACESSO PERMITIDO: Novidades de 2014.
    http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Panetone! *u*
    Páginas amareladas são puro amor! Sigo tudo direitinho. Cheiro de livro novo é muito bom, mas os antigos tem um cheiro de história, né? õ/ Leio tudo, sinopse, biografia de autor e amo aqueles livros com uma entrevista no final. É tão bom!
    Bjo, Sel ;* | Jovens Gordinhas ♥

    ResponderEliminar
  3. Eu como um eterno amante dos livros, sigo muito bem todas as dicas, tem todo um ritual antes de iniciar a leitura e embarcar cabeça no novo mundo que estar por vir após a leitura!

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderEliminar
  4. Uma vez fui ver o numero de paginas e sem querer li a ultima frase, foi como ácido em meus olhos, ahahhaa
    Agora eu sempre fico com uma folha de papel perto para tampar a parte de cima e só ver o numero de paginas u.u
    Ótimas dicas, obg a sua vovó moderna pela inspiração, o post ficou maravilhoso u-u
    beijos ♡
    likearocklikearoll.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Dicas preciosas... Adorei elas. E também já sigo elas. Haha'

    Beijos, Mr. Souza

    Smallscribble.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. EU SEMPRE CHEIRO O LIVRO.
    OMG!
    Sei lá, livro novo tem uns tchans especial! E eu sempre sou seduzida pelas capas. Só Deus pode me julgar u-u

    ResponderEliminar
  7. Olá, e "Panetone" (risos). Eu quando comecei a ler de verdade - 5 meses atrás -, foi graças á um post de uma amiga minha, onde ela dava dicas de como iniciar na leitura. E lendo agora o seu post, tenho a ideia de como "apreciar" a leitura, mas confesso que já fazia essas coisas, e no dia que minha mãe me viu cheirando o livro ela falou que eu estava doido, na hora eu fiz mesmo foi rir - nem ligo para isso. Tchau.

    S. Angel {♥}

    ResponderEliminar

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D

Seguidores