08 julho 2013

Estereótipos e Preconceito


  Oi minhas coisinhas lindas! ;33
  Bom, tal como mencionei na página do Facebook do blog, estou muito feliz por ver que o post anterior teve alguns comentários a mais. Eu sei que ainda são poucos, dado que eu já cheguei a 30 comentários numa postagem só, mas é um grande passo depois do vácuo que ficou o meu blog enquanto estive na escola. Como devem ter reparado, estou tentando fazer postagens diárias, que vai ajudar a movimentar mais os seguidores. Qual a vossa opinião?
  Então, hoje vamos falar de preconceito. Há alguma palavra mais comum que esta? Hoje em dia você pode ser deixada na margem da sociedade por coisas mínimas: a cor de sua pele, o seu jeito de andar, de vestir, de falar, a sua nacionalidade...tudo isso influencia na opinião que as pessoas terão de você.

  E porque isso acontece? Acredita que eu não sei dar uma resposta satisfatória? Alguns dizem que é a evolução do mundo, em todos os sentidos. O quê?? Isso para mim não é evolução nenhuma, muito pelo contrário! E é aí que vêm os estereótipos: as loiras são burras, os portugueses ignorantes, os brasileiros muito mansos (e eles pensam que somos ingénuos)...mas tudo isto não passa de ideias da nossa cabeça.

  Eu moro em Portugal e afirmo com toda a certeza possível que, tal como há pessoas ignorantes no Brasil, aqui também há; lá há criminalidade, aqui também, mas já pensaram que podem ser apenas encobertos? Que muitos não são contados à polícia?; tal como há alguns brasileiros que tiram o orgulho da nossa pátria..também há deles aos montes em todo o mundo. Mas porque implicar apenas com Portugal?

  Ora bem, essa história vem de um tempo algo que distante dos atuais, quando Portugal descobriu o Brasil e aquela coisa toda...trouxe o ouro para cá, nos empobreceu...quem nunca ouviu a história? Desde então há esta rivalidade entre os dois países. Muitos até brincam com isso sem saberem a razão, mas como o país já tem fama de fazer piadas de portugueses, entrar na onda é mais fácil.

  Para que dar atenção a coisas tão banais? Não somos todos feitos das mesmas substâncias? Uns com mais melanina que outros, uns mais altos que outros...mas no fundo, tão iguais! Porque julgar as pessoas pela sua aparência? Será que isto é realmente importante?

Gente, aproveitando o post sobre o preconceito, ainda recebo histórias reais de Bullying. Já passou por algum constrangimento público por não te aceitarem? Pode optar por não ter o seu nome quando publicarmos a história, mas mande-a, gostaremos de partilhar isto com os outros. Envie para hayanne.lins@gmail.com. Não se esqueça, a sua opinião é que faz o blog. ;3

10 comentários:

  1. muito boa a meditação sobre o preconceito, nos faz refletir um pouco sobre os estereótipos os quais se fazem presentes em nossa comunidade,e até em nós mesmos.
    Continue assim, um abraço e a paz de um leitor de sua Salve,Salve terra natal.
    BRASIL-PERNAMBUCO

    ResponderEliminar
  2. omg , ótima postagem ameei , ! e concordo com o Helmer , boa meditação sobre o preconceito que nos faz refletir um pouco sobre estereótipos ! ;))
    http://euamotutoriais.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Eu abomino poucas coisas, e preconceito é uma delas, acho que é o eu mais profunda e sinceramente detesto. Lindo teu post, perfeita a reflexão. Suuuper beijo. Seguindo você! :*

    vivapaulatinamente.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  4. "Preconceito é uma moda que nunca vestirei" gosto bastante dessa frase.

    Preconceito é realmente um problema. Você poderia ter citado também a homofobia, que é causado pelo preconceito, violência e tantas outras coisas.

    Eu, como você, não sei responder a tal pergunta. É algo muito complexo, sabe?!

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderEliminar
  5. Brasileiro manso? Oxe kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk LOL, cara, LOL XD
    Mas, de fato, preconceito é uma coisa muito sem noção e desnecessária, mas acho que eu classificaria a "rixa" de Brasil Vs Portugal como uma "xenofobia ancestral sem por que".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai entender...kkk
      Não sei porque esses "k" vazaram do comentário. xDD

      Eliminar
  6. A rivalidade entre Portugal e Brasil realmente existe. Estudei esse período do Brasil colônia Portuguesa a pouco tempo, e realmente os portugueses nos empobreceram. Mas faz sentido julgar toda uma nação por um erro de D. João a séculos atrás? Acho que não...
    O preconceito é algo horrível mesmo...
    "Brasileiro manso", sério isso produção? =P
    Beijos ♥

    ResponderEliminar
  7. Bah nem sabia que ainda tavam com essa velha treta entre Brasil e Portugal, aqui no Rio Grande do Sul as piadas com portugueses são relacionadas ao sotaque ahuahuahuahua pq nós temos um sotaque carregado e aí contar uma piada imitando outra nacionalidade fica mais cômico, mas as piadas que ouço não falam de preconceito ou insinuam que são burros. Depende da região. :/
    E toda a blogosfera ta parada, falta de tempo, por isso que eu e a Marcelle nos unimos pra uma ajudar a outra a se organizar e postar, lá vc encontra ela sempre. ;D

    Bjs
    Blog Eu, minimalista.

    ResponderEliminar

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo