29 abril 2013

Resenha: Uma Morte Súbita


Olá meus queridos leitores! Sei que já faz imenso tempo que eu não posto resenhas de livros. Isto não significa que eu tenha parado com o meu vício cada vez mais incontrolável (xd), mas que apenas não tenho tido tempo suficiente para escrever aqui para vocês.

O livro de hoje não posso dizer que seja uma apreciação, é mais o contrário, mas é necessário que expressemos as nossas opiniões, sejam elas boas ou más. A isto chama-se liberdade de expressão. Já estou fugindo ao assunto. Então vamos lá com isto, senão nunca mais saímos da introdução.

UMA MORTE SÚBITA
J.K. Rowling


"Foi então que uma dor como nunca sentira lhe trespassou o cérebro como uma bola de demolição. Mal sentiu a dor nos joelhos quando embateram no alcatrão frio; o crânio explodia-lhe em fogo e sangue; a agonia era excruciante e para lá de qualquer tolerabilidade, só que tinha de a tolerar, pois o olvido só o pouparia um minuto depois."


Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedo e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas?

Minha Opinião: Preciso mesmo dizer que o livro não correspondeu às minhas expectativas? Eu acho que foi muita a publicidade de uma escritora tão famosa mas que não era toda estas coisas. Eu não gostei, tenho que admitir que achei o livro assim um tanto infantil.
Aposto que todos conhecem esta escritora dos livros do Harry Potter. Não posso dizer por experiência própria que a outra coleção dela de ficção seja melhor que esta,porque nunca os li (não sou muito de livros de magia), mas pelos comentários de vários conhecidos, posso entender mais ou menos que, o que era suposto ser um livro para se superar, veio como um balde de água fria para tirar aquela 'magia' de Harry Potter. Tenho pena que ela não tenha conseguido o efeito pretendido, mas é esta a minha opinião.
Antes de fazer a resenha eu fui procurar algumas opiniões de outros leitores, e uma em particular me deixou bem curiosa:
"Aí vem o grande problema do livro, eu não vejo sentido de uma mera morte gerar um “conflito” na cidade inteira (por menor que ela seja), e de que todos os personagens terem suas histórias desenvolvidas a partir de tal acontecimento. O livro é um tanto parado, e muitas vezes quis abandona-lo, mas isso não quer dizer que o livro seja totalmente “chato”, é que ele se arrasta demais com situações muitas vezes desnecessárias ou previsíveis. (..) fica a sensação de que a J.K queria dizer “Ah, não sou apenas A autora de Harry Potter, e vou provar que posso escrever uma história adulta”. E como é que fica bem evidente isso? Diversas vezes são citados palavrões, mas não aqueles básicos, e sim aqueles bem chulos." Anderson Brendo - Inutilidade Pública
Sem querer roubar as palavras ao Anderson, foi exatamente isto que eu achei quando estava lendo o livro. É como se a escritora estivesse com muita vontade de escrever um livro adulto, mas não tenha vocação para isto. Além disso, ela exagerou muito nos conteúdos adultos. Além dos palavrões muito rasgados (que torna o livro um pouco vulgar), a história dá voltas e voltas e acaba de uma forma sem graça, sem sabor.
Se ela queria chamar a atenção dos seus fãs com este livro, eu acho que não conseguiu, porque ficou faltando muito para chegar a um nível elevado de uma escrita bem cuidada.
Tenho que admitir que os erros de impressão eram quase nulos, mas de que adianta uma boa estética se o interior não deixa o leitor tão interessado?
Não sei se alguém leu, ou se gostou. Mas esta é a minha opinião. Foi um livro que eu me apressei muito para chegar ao fim. Apesar de serem muitas histórias interligadas, não tem aquele íman que a sua coleção do Harry Potter teve para conseguir um grande sucesso de vendas.
Provavelmente este tenha conseguido apenas pela sua fama das edições anteriores. Atenção que eu não estou aqui esculhambando ninguém (xd), estou apenas a dar a minha opinião sincera.


Não acho que seja uma boa leitura para quem estava interessado. É uma tentativa um pouco fracassada de conseguir o mesmo êxito com os adultos como conseguiu com os jovens. Utilizou praticamente todas as técnicas que são utilizadas nos livros para adultos...mas foram muito mal utilizadas, porque dá a sensação de um livro pouco simpático. Mostra o lado ruim dos bairros e favelas, da pior forma. Poderiam ser explicadas as mesmas coisas sem o diálogo e a linguagem que J.K. Rowling utilizou.

Obrigado por terem lido até aqui, é um prazer poder compartilhar com vocês o meu ponto de vista em relação a um livro. Sou bem sincera, porque assim não estou incutindo uma falsa ilusão de que o livro é essas coisas todas que anunciaram por aí. Tudo besteira, há muitos outros livros melhores que merecem a nossa atenção. Repito, não estou rebaixando a escritora pela sua escrita, apenas rejeito esta sua tentativa de escrever um livro adulto quando o seu maior talento é escrever ficção para os mais jovens. Acredito que sim, acredito que ela deva continuar neste ramo, mas direcionada aos jovens.

8 comentários:

  1. Nooossa, parece perfeito!
    Beijo, Lili
    Princesa Teen / Layout novo.
    Eu no youtube / Maquiagem, dicas, DIY... Se inscreve e divulga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida, me desculpe ter que lhe dizer isso,mas não deve ter lido a postagem,porque é uma crítica má. Qualquer pessoa que tivesse lido a postagem teria percebido que eu não gostei do livro. E não, não deveria parecer perfeito porque eu não recomendo.

      Só queria que as pessoas lessem o que eu escrevo e não dessem um comentário às cegas que normalmente não correspondem à realidade. :PP

      Eliminar
    2. Isso tira qualquer uma do sério mesmo. Uma falta de consideração com a pessoa que fez o post. Mas enfim.. Adorei a postagem. Uma pessoa me falou desse livro e confesso que fiquei com muita vontade de ler. Agora já não sinto tanta vontade assim. Não curto muito livros cheios de palavrões. Achei o livro um pouco confuso pela sua opinião e a do Anderson Brendo.

      Pois é sei que sumi rsrs (estava sem internet) mas já que estou com internet de novo resolvi visitar alguns blogs rsrs '---'... Flor seu blog esta lindo *--* Beijos Da Anne =)

      Eliminar
  2. Gosto muito dos livros do Harry Potter, assim como adoro os filmes. Mas esse livro de J.K. Rowling era pra ser adulto, mas você achou muito infantil. Pelo que eu li no post, ela quis provar que poderia fazer um livro adulto, e fugir da ficção, mas como você disse essa não é a vocação dela, já que ela é muito reconhecida pelos seus livros de magia. Mas cada um tem sua opinião, e adorei saber a sua. Esse vai ser um livro que não vou ler.
    Ahh, vim te convida para responder uma Tag Perguntas.
    Quando você responde me avise ta bem?! Beijuh
    http://thecurrenttimesteenworld.blogspot.com.br/2013/05/respondendo-tag-perguntas.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Eu não gostei mesmo nada, e não acho que seja um livro muito agradável. Torna-o um pouco vulgar estas coisas...

      Eliminar
  3. Quero muito ler esse livro. HAHAHA, a sinopse me agrada amiga. Uma pena você não ter gostado =/ MESMO. Harry Potter é mesmo sem comparação. HP é vida, rs. Mas tipo, ela disse que os fãs de HP poderiam não gostar. Vi MUITAS, MUITAS MESMO, criticas negativas e positivas. Teve gente que amou e gente que odiou. Não sei porque você achou uma leitura infantil, até porque é para um público extremamente adulto, linguagem, etc. Mas ainda digo que lerei, HAHAHAHAHA. Vi criticas perfeitas (positivas e negativas) e não sei o que pensar. Só lendo para dizer, rs. ADOREI a sinceridade, grande beijo para ti! :* *u*

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Adoro a J.K. e o jeito que ela escreve. Embora não tenha lido todos os livros de Harry Potter ainda, gostei muito e já me tornei sua fã! Não esperava ler uma resenha assim deste livro. Tinha muitas expectativas sobre ele... De qualquer forma, se ele é mais 'adulto', minha mãe nem vai me deixar comprar! Rsrsr'

    Beijos, Carol! Amei seu blog, estou seguindo!
    http://controversias-blog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. " Se Tratando de J.K Rowling é melhor fechar os olhos de que ler algo retratado por ela "

    - Tenho que admitir só fez Sucesso com Harry Potter pois tudo que vêm de procedência maligna o mundo adora

    Eu, li os livros de Harry Potter e como.Assembleiano só tenhoa dizer 2 coisas: Muita Infantilidade & Ocultismo entrelaçados em suas 7 sagas
    (Amados Corra)

    By Kadmiel Braga

    ResponderEliminar

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo