21 fevereiro 2013

A (In)segurança!


  Olá mais uma vez, queridos leitores! :D
  Tal como prometi no post anterior, aqui estou com uma postagem quentinha. Como foi a vossa semana? A minha tem sido bastante fria aqui no inverno que ainda abraça Portugal com o seu ar gélido.
  Ultimamente tenho lido com maior frequência. Antes de ontem acabei de ler o livro de Eça de Queirós, os Maias, e em breve teremos aqui a resenha. Ontem e hoje consegui acabar de ler um livro do Nicholas Sparks, "O Diário da Nossa Paixão". Aposto que muitos de vocês já ouviram falar..até já tem um filme dele!
  Confesso que amei a história, mas a resenha fica pra depois. Hoje vamos falar sobre a insegurança. Um assunto muito comentado quando se trata de adolescência e juventude. Mas será que é algo intratável? Sem cura?
  Vamos ver isto hoje!

  Fui procurar a definição de insegurança na famosa wikipedia e foi isso que obtive:

Insegurança é um sentimento mal-estar geral ou nervosismo que pode ser desencadeado pela percepção de si mesmo ser vulnerável de alguma forma, ou um senso de vulnerabilidade ou instabilidade que ameaça a própria autoimagem ou ego.
  Por outras palavras, é uma certa sensação de inferioridade em relação às outras pessoas que rodeiam este indivíduo e uma certa timidez quando se trata de dar alguma coisa de si, mostrar algum talento.
  É muito normal encontrar jovens com estes sintomas, mas antes que se torne mais sério é necessário prevenir e ajudá-lo a ultrapassar este medo de errar.

  Se você sofre com  este problema, e não quiser enfrentá-lo, o mais certo é você se fechar em si próprio por não se achar bom o suficiente comparado às outras pessoas. O remédio é você enfrentar os seus medos, e nada melhor do que um fato real para te dar uma força, não é?

  Vou falar de um exemplo meu, mesmo. Eu desde criança que canto em público, mas quando cheguei em Portugal, me retraí um pouco porque ainda não conhecia ninguém. Porém, aos poucos, sem perceber, eu fui ganhando um medo de cantar em público que custou caro. Por estar sempre tímida e não soltar a minha voz, ela foi se moldando, e se acostumando a não dar tudo de si, chegando a um certo ponto que eu vi que muitos hinos altos que eu cantava com 10 anos, o meu fôlego já não aguentava.

  E o que eu fiz? Aqui na escola que eu frequento é normal fazer-se um espetáculo de natal em que muitas pessoas mostram o seu talento (dança, música, poesia...), e eu com muita relutância, aceitei o desafio de cantar para mais de 200 alunos. E esta foi uma das melhores decisões que eu tomei. Não me arrependi e nunca o farei, porque a partir daquele dia eu me senti muito mais à vontade para cantar sozinha e perdi grande parte do medo de errar em público.

  E é isto que eu recomendo. Enfrentar o medo de frente, que você acaba com ele! :D

  Espero que tenham gostado do post. O tempo está curto mais eu fazer o possível para manter a promessa de postar nas quintas.

  Beijos
     Hayanne Lins

5 comentários:

  1. Parabéns pela decisão de cantar para tantas pessoas, precisamos trabalhar nossa insegurança, sempre.
    Beijinhos no coração e um ótimo final de semana para você.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Eu não sou muito insegura, não. Eu fui para uma escola nova e no início fiquei um pouco tímida, media as palavras que ia falar com as pessoas para ver se não ia dizer besteira e tals... Mas agora eu já digo que me 'enturmei', pois não tenho mais esse problema.

    Você cantou pra toda essa gente? Uau! Parabéns, viu? Nunca teria tido essa coragem, ainda mais porque a minha voz é de taquara rachada, né.

    Seguindo, retribui? - www.oh-star.org (♥)

    ResponderEliminar
  3. Medo temos que enfrentar se não ele domina. rs
    Amo cantar também (você sabe) haha E a insegurança bate mesmo, só que temos que mandá-la embora <3
    Lindas palavras amiga, fica com Deus.
    Beijos ;*

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogpsot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rapaz, o vídeo nunca mais chegou aqui, nér? kkk

      Eliminar
  4. Parabéns pela sua decisão de cantar para 200 alunos.

    www.dondokafashion.com

    www.facebook.com/dondokafashion

    ResponderEliminar

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo